Pedro Passos Coelho e Santos Silva oradores em cimeira de geoeconomia no Porto

Pedro Passos Coelho e Santos Silva oradores em cimeira de geoeconomia no Porto
UP
| Porto
Porto Canal/ Agências

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o ex-presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva vão intervir na cimeira sobre geoconomia, quarta-feira, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi anunciado esta terça-feira.

Promovida por um grupo de estudantes daquela faculdade, a cimeira apresenta ainda como oradores a antiga deputada Zita Seabra, o ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Luís Filipe Menezes, os antigos ministro José Vieira da Silva e José Azeredo Lopes, estando o encerramento a cargo do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, elenca o comunicado enviado à Lusa.

“Como o futuro do país depende dos mais jovens, sendo sua responsabilidade contribuir para o debate informado”, o grupo de estudantes que organiza a cimeira quer levar para a FEP as questões centrais do debate sobre geoeconomia e política internacional em Portugal, assinala a nota de imprensa.

Acrescenta a organização que “um mês depois das eleições americanas e no momento em que a nova Comissão Europeia toma posse, os jovens devem fazer parte da discussão e devem contribuir para o debate público de ideias”.

Assinalam ainda os promotores que no centro das intervenções dos 14 oradores convidados e dos debates que se seguirão vão estar os desafios estratégicos da União Europeia (UE) e das suas relações com os Estados Unidos da América (EUA) e com a China.

“Segundo estudos recentes, as desigualdades entre os países continuam a perpetuar barreiras ao progresso global. Já este ano, o Banco Mundial alertou que os países menos desenvolvidos estão a divergir do grupo das economias mais ricas pela primeira vez neste século, agravando as tensões sociais e políticas”, refere o comunicado.

E prossegue: “um relatório do Instituto Económico Alemão afirma que, num cenário em que tanto a UE como os EUA impõem tarifas sobre as importações de 20% um ao outro, tal pode resultar numa perda do PIB de cerca de 1,3% na EU-27. Por outro lado, é ainda evidente que a Europa enfrenta uma crise de identidade que, em última instância, coloca em causa o seu papel como ator global”.

+ notícias: Porto

TAP anuncia nova rota a partir do Porto

A TAP anunciou uma nova rota direta do Porto para os Estados Unidos da América, para a cidade de Boston, a partir de maio do próximo ano, segundo um comunicado divulgado pela transportadora.

Atropelamento de comboio provoca uma vítima mortal em Ermesinde

Uma pessoa morreu após ser atropelada por um comboio, ao final da tarde desta terça-feira, nas imediações da estação ferroviária de Ermesinde, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.