Assembleia Municipal do Porto manifesta indignação por APA não avançar com programa da orla costeira

Assembleia Municipal do Porto manifesta indignação por APA não avançar com programa da orla costeira
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com o voto contra do Chega, manifestar ao Governo indignação por a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ainda não ter aprovado as medidas para implementação do Programa da Orla Costeira Caminha - Espinho (POC-CE).

A proposta da CDU foi uma das nove recomendações apresentadas na sessão que decorreu na segunda-feira à noite a pedido do BE para discutir as políticas de combate às alterações climáticas e gestão de fenómenos extremos no Porto.

Aprovada por todas as forças políticas, à exceção do Chega, a recomendação manifesta ao Governo indignação por, passados mais de três anos da aprovação do POC-CE, a APA "não ter, ainda, procedido à aprovação das medidas concretas com vista à sua implementação".

"Ao mesmo tempo que os municípios eram intimados a adaptarem os seus regulamentos de gestão do território, sob pena de, não o fazendo, serem penalizados", salienta.

Pela CDU, Rui Sá considerou "uma vergonha" a falta de regulamentação do POC-CE que, em vigor desde agosto de 2021, identifica 46 áreas críticas e determina o recuo planeado de dezenas de núcleos habitacionais, bem como a demolição de vários edifícios, casas e restaurantes localizados na costa entre Caminha e Espinho.

"Temos uma situação em que não sabemos quais são as zonas que têm de estar protegidas", referiu, dizendo que, sem a aprovação por parte da APA, o município fica sem saber "com que linhas coser".

Sobre esta matéria, também o deputado Raul Almeida, do movimento independente "Aqui Há Porto", afirmou que os portuenses são "todos os dias vítimas da inação e distanciamento da APA".

Numa sessão, que ficou marcada pela discussão em torno de políticas de combate às alterações climáticas em curso e a implementar na cidade, foram também aprovadas, por maioria, outras quatro propostas.

Uma das propostas foi também apresentada pela CDU e recomenda a Câmara do Porto a avançar com o levantamento dos locais onde ocorrem inundações sempre que chove com maior intensidade na cidade e apresente, no prazo de seis meses, um relatório com as medidas a adotar para a sua resolução.

Outra das recomendações aprovadas por maioria foi a do PAN, que insta o município a transformar os espaços relvados da cidade em miniflorestas através do método de Akira Miyawaki.

Também a recomendação do PSD foi aprovada e, além de reconhecer os avanços alcançados pelo município, exorta o Governo a intensificar a cooperação com as autarquias e a desburocratizar processos administrativos que "atrasam ou até inviabilizam os investimentos que os municípios e empresas estão preparados para executar".

À semelhança da CDU, PAN e PSD, também da bancada socialista foi aprovada uma recomendação que, entre outras questões, insta o município a reforçar o compromisso com a neutralidade carbónica até 2030, desenvolver planos de contingência específicos para fenómenos extremos e aumentar a resiliência urbana através da expansão de áreas verdes.

Durante a votação, algumas das recomendações foram divididas por pontos, como as três apresentadas pelo BE.

Entre os pontos das propostas do BE aprovadas por maioria destaca-se instar o Governo a criar um programa de financiamento para os municípios implementarem medidas locais de adaptação às alterações climáticas e a implementar medidas de reabilitação do parque público com vista à eficiência energética.

+ notícias: Porto

TAP anuncia nova rota a partir do Porto

A TAP anunciou uma nova rota direta do Porto para os Estados Unidos da América, para a cidade de Boston, a partir de maio do próximo ano, segundo um comunicado divulgado pela transportadora.

Atropelamento de comboio provoca uma vítima mortal em Ermesinde

Uma pessoa morreu após ser atropelada por um comboio, ao final da tarde desta terça-feira, nas imediações da estação ferroviária de Ermesinde, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.