Shopping Brasília apresenta-se aos portuenses com ‘visual’ renovado

Shopping Brasília apresenta-se aos portuenses com ‘visual’ renovado
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

É o centro comercial mais antigo da Península Ibérica e o primeiro na cidade do Porto com escadas rolantes. Com o passado recente a ser pautado pela degradação e a incerteza, o edifício de oito pisos, ladeado pela Avenida da Boavista, Rua de Júlio Dinis e Praça Mouzinho de Albuquerque, entrou em obras de remodelação em janeiro de 2023. Após a recente conclusão dos trabalhos, este sábado, o centro comercial festeja o virar da página.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O Shopping Brasília apresenta-se, este sábado, aos portuenses com uma cara nova. Os trabalhos de reabilitação que arrancaram em janeiro do ano passado terminaram recentemente e “transformaram o ambiente mais acolhedor, envolvente e aberto à comunidade”.

Em forma de celebração, a administração do centro portuense vai surpreender os visitantes com atividades ao longo do dia. Teatro de marionetas e um concerto de samba estão entre as surpresas programadas que se estendem até às 16h30. Com uma nova era, o Brasília pretende “conquistar novos públicos”, num local onde “a tradição encontra a modernidade”.

Investimento superior a 500 mil euros

Em declarações ao Porto Canal em março passado, Luís Pinto, administrador do Shopping Brasília adiantou que o investimento inicial orçado em 530 mil euros “foi ultrapassado em menos de 10%”. Também realçou que a intervenção não se estendeu a todo o centro comercial “porque os proprietários não quiseram fazer as obras”.

À época, o gestor confirmava ter a ambição de renovar a fachada do edifício com quase cinco décadas. “São à volta de 700 mil euros, ainda é um peso grande”, confessou. Recorde-se que a lateral do Brasília já foi alterada, operação que foi levada a cabo pela Fidelidade que detém lá escritórios.

Brasília tem “potencial muito grande”

Numa visita ao Shopping Center Brasília em março do presente ano, o vereador Ricardo Valente, da Câmara do Porto, com o pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, mostrou-se otimista quanto ao futuro da infraestrutura.

“Os sinais são claros do rejuvenescimento desta área. Sempre dissemos que Brasília tem um potencial muito grande”, afirmou ao Porto Canal, realçando que as obras de reabilitação vão “dar condições” para que o edifício se possa tornar competitivo e atrair novos públicos. Na opinião do vereador, a aposta “brutal de mobilidade” da autarquia na zona da Boavista também irá contribuir para que o centro comercial cresça e “volte a ganhar vida”.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto espera consignar obra da Biblioteca Pública no segundo semestre do ano

A Câmara do Porto espera consignar a obra de requalificação da Biblioteca Pública Municipal “nos primeiros meses do segundo semestre” do ano, estando a analisar cinco propostas recebidas no segundo concurso público, esclareceu a autarquia à Lusa.

Câmara do Porto discute afetar 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo

O executivo da Câmara Municipal do Porto discute na terça-feira a afetação de 875 mil euros ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense que será novamente atribuído pelas juntas de freguesia.

Torre dos Clérigos parcialmente evacuada devido a curto-circuito em bateria

A Torre dos Clérigos foi parcialmente evacuada ao início da tarde devido a um foco de incêndio numa bateria no piso superior daquele monumento, revelou à Lusa fonte da Câmara do Porto.