ASAE apreende 43 toneladas de aditivos enológicos à base de açúcar em Gaia e Penafiel

ASAE apreende 43 toneladas de aditivos enológicos à base de açúcar em Gaia e Penafiel
| Norte
Porto Canal/Agências

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Vila Nova de Gaia e Penafiel, 43 toneladas de aditivos enológicos produzidos à base de açúcar que se destinavam a ser adicionados a produtos vitivinícolas, foi anunciado esta quarta-feira.

Em comunicado, aquela força de investigação explica que os aditivos foram detetados em dois operadores económicos naqueles concelhos do distrito do Porto durante a Operação SUGAR, que visava o “combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, direcionada à verificação dos requisitos legais do setor vitivinícola nacional”.

Da Operação SUGAR, aponta a ASAE, resultaram a instauração de dois processos-crime por suspeita da prática da produção em regime de coautoria de produtos vitivinícolas anormais falsificados e por recetação de metais bem como um processo de contraordenação pela prática de infrações ambientais e a apreensão de 9,2 quilos de cobre.

Segundo a ASAE, os aditivos apreendidos não obedeciam a “processos e procedimentos produtivos que garantissem a segurança alimentar e pelo incumprimento das regras legais relativas à sua composição analítica”.

O texto dá ainda conta de que “num dos operadores foi ainda detetado o desmantelamento ilegal de contadores de eletricidade usados, cuja origem destes resíduos não foi justificada, sendo esta operação destinada a retirar o cobre neles contido”.

+ notícias: Norte

STCP prolonga linha 905 em Vila Nova de Gaia

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai prolongar, a partir de segunda-feira, a linha 905 que liga a Trindade, no Porto, a Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia.

Arranque da unidade de consumo móvel do Porto adiado para janeiro de 2025

A sala de consumo móvel do Porto afinal só deverá arrancar em meados de janeiro de 2025 depois de, numa reunião, as entidades de saúde e o município terem reconhecido a necessidade de se ajustar a resposta do programa.

Falsa ameaça de bomba levou a evacuação de empresa em Vila Nova de Gaia

Uma empresa em Serzedo, concelho de Vila Nova de Gaia, foi hoje evacuada devido a uma ameaça de bomba, que se revelou falsa após intervenção dos meios especializados, adiantaram à Lusa fontes policiais.