FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de elite na Senhora da Hora. Crónica de jogo

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de elite na Senhora da Hora. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Na reedição da final do play-off da época passada, o FC Porto voltou a sair por cima. Na Senhora da Hora, diante do Colégio Efanor, as tetracampeãs nacionais venceram por margem máxima (3-0) num encontro da 8.ª jornada da Liga e mantiveram-se isoladas na liderança com 23 pontos.

O equilíbrio foi a nota dominante no primeiro set. Apesar da entrada forte das portistas (15-9), as da casa responderam (22-22) e a decisão foi para lá dos 25 pontos. No momento de mostrar toda a qualidade e experiência, as líderes saíram por cima (29-27).

Com vontade de responder no segundo parcial, o Colégio Efanor ganhou uma curta vantagem inicial, que foi anulada com um parcial de 7-0 (de 9-7 para 9-14). As margens curtas conquistadas durante a contenda resultaram num empate a 24, que foi rapidamente desfeito com dois pontos sem resposta das da Invicta (26-24, 2-0).

A toada manteve-se na primeira metade do terceiro set. A partir daí, o FC Porto ganhou sete dos dez pontos seguintes, disparou no marcador e fechou o duelo com margem máxima (19-25, 3-0).

“Foi um bom jogo da nossa parte, estou contente com a exibição. Controlámos o jogo todo, mas nas partes finais do set não estivemos tão bem. Sabíamos que era uma equipa difícil de defrontar, que perde muito pouco no ataque e no serviço, aspetos em que cometeram mais erros não forçados do que é costume. Gostei como a equipa soube sofrer e ganhar contra um adversário que esteve connosco na final do campeonato. Estamos à procura de melhorar algumas coisas, tínhamos de servir e blocar melhor, vamos continuar porque acho que conseguimos ser ainda melhores. Estamos a ganhar, temos o conforto de estar a trabalhar sobre vitórias e nunca queremos baixar o ritmo. Estamos a passar uma fase interna de grande competição interna e isso vai refletir-se nos jogos. Estamos a aguardar que a nova contratação esteja inscrita, parece-me surreal ela poder jogar uma competição europeia e não poder jogar no campeonato. Isto tem que ver com as regras do país que rodeiam o desporto. É uma jogadora com um caráter muito forte que traz experiência de nível muito alto. Queria muito vir e rescindiu o contrato, mas é giro perceber que se fala novamente de orçamentos e há um desvio da atenção do que temos vindo a fazer, como acontecia no ano passado”, afirmou Miguel Coelho no final do encontro.

Na próxima quinta-feira, as representantes nacionais na Liga dos Campeões recebem as eslovenas do Calcit Kamnik no Dragão Arena (20h30, Porto Canal).

FICHA DE JOGO

COLÉGIO EFANOR-FC PORTO, 0-3
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 8.ª jornada
24 de novembro de 2024
Pavilhão do Colégio Efanor

Árbitros: Ricardo Ferreira e Rui Carvalho

COLÉGIO EFANOR: Mariana Elias e Mariana Marques (líberos); Ana Rita Mendes, Viviane Isidoro, Andreia Cruz, Mariana Maia, Inês Pereira, Ana Vale, Beatriz Cerveira, Natália Silva, Bruna Gianlorenço, Margarida Santos, Ana Couto e Ana Nunes
Treinador: Mário Fernandes

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 27-29; 24-26; 19-25

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.