FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de elite na Senhora da Hora. Crónica de jogo
Porto Canal
Na reedição da final do play-off da época passada, o FC Porto voltou a sair por cima. Na Senhora da Hora, diante do Colégio Efanor, as tetracampeãs nacionais venceram por margem máxima (3-0) num encontro da 8.ª jornada da Liga e mantiveram-se isoladas na liderança com 23 pontos.
O equilíbrio foi a nota dominante no primeiro set. Apesar da entrada forte das portistas (15-9), as da casa responderam (22-22) e a decisão foi para lá dos 25 pontos. No momento de mostrar toda a qualidade e experiência, as líderes saíram por cima (29-27).
Com vontade de responder no segundo parcial, o Colégio Efanor ganhou uma curta vantagem inicial, que foi anulada com um parcial de 7-0 (de 9-7 para 9-14). As margens curtas conquistadas durante a contenda resultaram num empate a 24, que foi rapidamente desfeito com dois pontos sem resposta das da Invicta (26-24, 2-0).
A toada manteve-se na primeira metade do terceiro set. A partir daí, o FC Porto ganhou sete dos dez pontos seguintes, disparou no marcador e fechou o duelo com margem máxima (19-25, 3-0).
“Foi um bom jogo da nossa parte, estou contente com a exibição. Controlámos o jogo todo, mas nas partes finais do set não estivemos tão bem. Sabíamos que era uma equipa difícil de defrontar, que perde muito pouco no ataque e no serviço, aspetos em que cometeram mais erros não forçados do que é costume. Gostei como a equipa soube sofrer e ganhar contra um adversário que esteve connosco na final do campeonato. Estamos à procura de melhorar algumas coisas, tínhamos de servir e blocar melhor, vamos continuar porque acho que conseguimos ser ainda melhores. Estamos a ganhar, temos o conforto de estar a trabalhar sobre vitórias e nunca queremos baixar o ritmo. Estamos a passar uma fase interna de grande competição interna e isso vai refletir-se nos jogos. Estamos a aguardar que a nova contratação esteja inscrita, parece-me surreal ela poder jogar uma competição europeia e não poder jogar no campeonato. Isto tem que ver com as regras do país que rodeiam o desporto. É uma jogadora com um caráter muito forte que traz experiência de nível muito alto. Queria muito vir e rescindiu o contrato, mas é giro perceber que se fala novamente de orçamentos e há um desvio da atenção do que temos vindo a fazer, como acontecia no ano passado”, afirmou Miguel Coelho no final do encontro.
Na próxima quinta-feira, as representantes nacionais na Liga dos Campeões recebem as eslovenas do Calcit Kamnik no Dragão Arena (20h30, Porto Canal).
FICHA DE JOGO
COLÉGIO EFANOR-FC PORTO, 0-3
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 8.ª jornada
24 de novembro de 2024
Pavilhão do Colégio Efanor
Árbitros: Ricardo Ferreira e Rui Carvalho
COLÉGIO EFANOR: Mariana Elias e Mariana Marques (líberos); Ana Rita Mendes, Viviane Isidoro, Andreia Cruz, Mariana Maia, Inês Pereira, Ana Vale, Beatriz Cerveira, Natália Silva, Bruna Gianlorenço, Margarida Santos, Ana Couto e Ana Nunes
Treinador: Mário Fernandes
FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Brianna Kadiku, Sara Rohr, Lila Durão, Kyla Swanson, Janaína Vieira, Victória Alves, Erika Mercado, Gabi Coelho, Bruna Correia, Puck Hoogers e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 27-29; 24-26; 19-25