FC Porto: Os nomeados aos Dragões de Ouro para Sócio, Futebolista e Modalidades de Pavilhão
Porto Canal
Pela primeira vez, os sócios do FC Porto são chamados a escolher vencedores de Dragões de Ouro.
Em três das categorias em que serão reconhecidos os méritos de quem mais se destacou ao longo da última época a escolha do vencedor ficará ao encargo dos associados, numa votação online realizada através de uma página criada para esse efeito.
Esta é uma das novidades da Gala de 2024, que vai decorrer no próximo dia 3 de dezembro, pelas 21h30, na Super Bock Arena, com transmissão no Porto Canal e nas plataformas digitais do FC Porto.
Pode esperar novas categorias, o recuperar de outras que fizeram parte da história dos Dragões de Ouro e, como sempre, muita emoção e animação em tons de azul. É hora de distinguir aqueles que mais se destacaram na última época e, pela primeira vez, o sócio do FC Porto terá papel decisivo em algumas das escolhas.
Estas são as categorias decididas por votação dos associados: Sócio, Futebolista e Modalidades Pavilhão.
Nomeados na categoria Sócio
Dora Caeiro
Sócia número 12 do FC Porto. É a mulher com maior antiguidade de filiação no universo associativo do FC Porto, mantendo viva a ligação com o clube até aos dias de hoje. Dora Caeiro foi admitida como sócia do FC Porto com apenas quatro meses de vida, numa altura em que não era tão comum como hoje ser sócio desde tão tenra idade. Mesmo afastada da cidade do Porto, por residir em Coimbra, manteve a ligação associativa ao clube e passou aos filhos a paixão azul.
José Conceição
Sócio número 3.596 do FC Porto. Quem não conhece o “senhor José”? Presença assídua e figura incontornável das bancadas de qualquer jogo (e até treino!) do FC Porto, do futebol às modalidades, passando pela formação. O senhor José é património azul e branco.
José Pires
Sócio número 8.419 do FC Porto. Dono de uma energia que cativa. É um grito constante de apoio. Seja qual for a equipa do FC Porto em campo, José Pires estará a galvanizar a bancada a puxar pelas nossas cores.
António Lourenço
Sócio número 9.303 do FC Porto. O som mítico do trompete que nos leva de imediato ao Estádio das Antas e a tantas tardes e noites de glória azul e branca. O senhor Lourenço é uma figura de proa entre os que têm dentro si uma verdadeira chama de Dragão.
Nomeados na categoria Futebolista do Ano
Diogo Costa
Nomeado para Melhor Guarda-redes do Mundo em 2024, quer pela Federação de História e Estatística do Futebol, quer para o Troféu Lev Yashin, Diogo Costa realizou mais uma temporada acima da média, batendo o recorde de jogos efetuados (45) e confirmando os atributos que há muito lhe são reconhecidos.
Francisco Conceição
O espalha brasas que foi mestre a agitar o ataque do FC Porto ao longo da época 2023/24. Aos 21 anos, realizou uma temporada de vertigem e velocidade, cumprindo 33 jogos e marcando oito golos no somatório final.
Alan Varela
Da Bombonera ao Dragão. Em ano de estreia no FC Porto, dominou o meio campo e afirmou-se como uma das referências da equipa, a ponto de subir ao estatuto de capitão. Cumpriu 44 jogos e marcou dois golos.
Nico González
Contratado ao Barcelona, Nico González fez uma época em crescendo, ultrapassando com o perfume do seu futebol o período normal de adaptação e terminando a temporada com 39 jogos nas pernas e dois golos marcados.
Nomeados na categoria Atleta de Modalidades de Pavilhão
Victoria Alves (Voleibol)
Depois de ter feito parte da equipa que marcou o regresso do FC Porto ao voleibol, em 2019, regressou em 2022, numa altura em que vivia uma gravidez que motivou uma pausa na carreira. Regressou em força e, em 2023/24, foi decisiva na conquista do tetracampeonato do Voleibol.
Carlo Di Benedetto (Hóquei em Patins)
No FC Porto desde 2019, foi uma das figuras de uma época recheada de títulos para a equipa de hóquei em patins. Goleador por excelência, terminou a temporada 2023/24 com 66 golos marcados, no somatório de todas as competições.
Rui Silva (Andebol)
Uma das figuras do Andebol portista desde que assinou pelo clube em 2015. Já são quase dez anos a defender as cores do FC Porto, com muitos jogos, muitos golos, muitos títulos e um compromisso com o azul e branco que fazem dele um nome para a história do andebol portista.
Miguel Queiroz (Basquetebol)
Chegou ao Porto em 2013, na altura para integrar o projeto Dragon Force. Foi um dos talentos trabalhados para servir o FC Porto no regresso da modalidade, em 2015, e hoje é o capitão e líder do grupo. Foi ele a erguer a Taça de Portugal, o oitavo título que conquistou ao serviço do FC Porto.