Gaia vai ter centro de atividades e capacitação para a inclusão para 180 jovens
Porto Canal / Agências
O município de Vila Nova de Gaia vai ter um novo centro de atividades e capacitação para a inclusão, equipamento de 5,2 milhões de euros a localizar em Canidelo que poderá vir a albergar 180 jovens com deficiência.
“É um centro de capacitação que pretende ser uma resposta para pessoas com deficiência que chegam aos 18 anos e entram num vazio: nem escola, nem emprego. As instituições estão com muitas limitações”, disse esta quinta-feira o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da apresentação do Orçamento para 2025.
Depois de centros semelhantes em Magarão e Grijó, feitos em escolas que estavam abandonadas e foram reabilitadas, a Câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai avançar com a construção de um edifício de raiz em Canidelo.
“É uma escola-oficina, um centro de formação, uma empresa social. Queremos evitar que estes jovens entrem numa invisibilidade social”, resumiu Eduardo Vítor Rodrigues.
A obra deverá arrancar em fevereiro, demorará um ano e meio, estando pronta em 2026.
Esta quinta-feira, Eduardo Vítor Rodrigues também destacou outros projetos como a criação do Parque de Bustes, “o maior parque municipal construído de raiz”, mas que será financiado por privados. Um parque de 21 mil metros quadrados que vai nascer também em Canidelo.
Para o local estava prevista a construção de um empreendimento de “grande volumetria que ocupava muito terreno”, explicou o autarca, apontando que o promotor aceitou trocar um projeto de rés-do-chão/seis andares por três torres de 15 andares, deixando espaço para a construção de um parque.
“Mais do que uma densificação em termos de números de habitantes, era uma densificação em termos de ocupação do território. Mostramos que fazia sentido não perder capacidade construtiva, mas garantir uma contrapartida ambiental para o Município”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.
Na apresentação também foi avançado que o concelho de Gaia terá 11 novos parques infantis, cinco novas creches, um parque de autocaravanas no Parque Biológico de Gaia, o mesmo local onde está a ser construído um cercado para acolher dois linces ibéricos.
Perante chefes de serviço, responsáveis de empresas municipais, diretores de associações e imprensa, entre outros, Eduardo Vítor Rodrigues, que não se pode recandidatar em 2025 por atingir o limite de mandatos, avançou que estão previstos 4,5 milhões de euros para substituir integralmente os veículos pesados do município.