Câmara de Barcelos abre concurso para requalificar duas USF por 1,4 milhões de euros

Câmara de Barcelos abre concurso para requalificar duas USF por 1,4 milhões de euros
CM Barcelos
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Barcelos abriu o concurso público para a requalificação das unidades de saúde familiar (USF) das freguesias de Lama e Lijó, segundo anúncio publicado esta quinta-feira em Diário da República.

O preço-base é de cerca de 1,4 milhões de euros, sendo o prazo de execução de 300 dias, contados a partir da data da adjudicação.

A USF da Lama (792 mil euros) sofrerá obras de reformulação e reabilitação, enquanto a de Lijó (690 mil euros) será ampliada e requalificada.

A Câmara de Barcelos, no distrito de Braga, garantiu um financiamento de cerca de 3,6 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para obras de requalificação em cinco centros de saúde.

Além das USF de Lama e Lijó, o financiamento destina-se ainda à beneficiação no Centro de Saúde de Barcelinhos, Centro de Saúde de Barcelos e Edifício Alcaide de Faria, em Vila Seca.

Todas as empreitadas têm como prazo limite de conclusão junho de 2026.

Os investimentos estão integrados no projeto “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas” e destinam-se essencialmente a “requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência, assegurar a acessibilidade e promover a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

+ notícias: Norte

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Toalhas e baldes no chão. Chove no quartel dos Bombeiros de Valbom

Os Bombeiros Voluntários de Valbom queixam-se da falta de condições do quartel com cerca de 50 anos. Infiltrações são denominador comum em grande parte das divisões. O cenário que perdura há alguns meses já foi reportado à Câmara de Gondomar.

Incêndio em pensão no Porto dado como extinto

O incêndio que destruiu parcialmente uma pensão de três andares no Porto foi dado como extinto pelas 18h00, decorrendo as operações de rescaldo, anunciou o comandante dos Sapadores do Porto, Carlos Marques.