Porto vai ser a sede do primeiro centro de excelência em engenharia oceânica
Porto Canal
O Porto vai ser a sede do primeiro centro de excelência em engenharia oceânica, o InescTec.Ocean, que contará com um investimento de 30 milhões de euros. O projeto vai ser liderado pelo Inesc Tec, tal como avança o jornal Público esta quarta-feira, e vai focar-se em áreas como energias renováveis offshore e monitorização do mar.
O centro será o primeiro da área marítima em Portugal e o sexto a ser financiado pelo programa europeu Horizonte Europa, através do concurso Teaming for Excellence. O financiamento será de 15 milhões de euros da União Europeia, complementados por outros 15 milhões assegurados pelo Governo português.
O InescTec.Ocean começará a funcionar em 2025 e será desenvolvido dentro do Inesc Tec nos primeiros quatro anos. O objetivo é promover a investigação e o desenvolvimento da economia azul, aproveitando o grande potencial marítimo de Portugal. O trabalho focar-se-á em áreas chave como as energias renováveis offshore, a aquacultura e a avaliação de impactos ambientais no mar.