Arte contemporânea da Fundação Ilídio Pinho em exposição na UTAD até janeiro

Arte contemporânea da Fundação Ilídio Pinho em exposição na UTAD até janeiro
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugura na quarta-feira, em Vila Real, uma exposição de arte contemporânea com 17 obras de pintura, escultura, gravura e fotografia, recentemente adquiridas pela Fundação Ilídio Pinho, foi anunciado esta segunda-feira.

A exposição “O sonho continuado. Aquisições recentes da Fundação Ilídio Pinho” vai estar patente ao público até 26 de janeiro, na sala de exposições da biblioteca da UTAD, e tem estrada gratuita.

A academia transmontana disse, em comunicado, que esta mostra vai revelar 17 obras de arte contemporânea de artistas portugueses, como Francisco Tropa e Júlia Ventura.

Citado no comunicado, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, afirma que uma das missões da universidade passa por “acentuar a formação integral dos alunos enquanto indivíduos tal como está consagrado no plano de atividades para a cultura”.

É ainda dever da academia, acrescenta, “estimular o pensamento crítico e a cidadania ativa, e aproximar a UTAD da comunidade e do território, contribuindo para uma nova agenda cultural na região”.

“Esta é uma oportunidade única para poder usufruir de obras muito raramente acessíveis ao público em geral. Todos os trabalhos aqui expostos possuem uma qualidade museológica indiscutível”, afirma, por sua vez, o curador da exposição, Miguel von Hafe Pérez.

Ilídio Pinho, também citado no comunicado, disse que é crucial a colaboração com instituições que queiram acompanhar a fundação no estudo, na organização e na divulgação da arte portuguesa em Portugal e no estrangeiro”.

“O encontro entre a cultura e a ciência, exemplarmente promovido na UTAD, é o mote necessário para a construção de um futuro mais sustentável e imbuído da curiosidade e do sobressalto criativo que a arte nos proporciona”, refere ainda.

A fundação realça “o empenho na divulgação da arte junto de populações estudantis”.

Criada para homenagear o filho falecido do fundador, Ilídio Pedro, a fundação tem a missão de “contribuir para que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia seja um fator de valorização humana e um instrumento de desenvolvimento económico, de promoção de cultura e de solidariedade entre gerações e povos”.

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

Homem detido em Aveiro por roubos e furtos a idosos em multibancos

Um homem de 58 anos foi detido na quarta-feira no concelho de Aveiro, por crimes de roubo e furto a idosos em máquinas de multibanco, por vezes com recurso ao uso da força física, informou a GNR.

GNR detém homem que se fazia passar por polícia em Penafiel

Um homem, de 52 anos, suspeito de se ter feito passar por polícia foi detido no início de janeiro em Penafiel, no distrito do Porto, revelou a GNR.