Este ano já nasceram 202 bebés prematuros no Hospital de São João no Porto

Este ano já nasceram 202 bebés prematuros no Hospital de São João no Porto
| Porto
Porto Canal

Em 2024, já nasceram mais de 200 bebés ‘antes do tempo’ no Hospital de São João, no Porto.

“Este ano, tivemos até ao momento 202 partos antes das 37 semanas, ou seja, prematuros”, informou a assessoria de imprensa desta unidade hospitalar a propósito do Dia Mundial da Prematuridade, que se celebra este domingo, dia 17 de novembro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Trata-se de um número superior ao do período homólogo do ano anterior e do de 2023, mas o Hospital de São João não avançou dados concretos.

No Hospital de São João, os pais de bebés prematuros recebem apoio através do Serviço de Obstetrícia e do Serviço de Neonatologia, onde é prestado também apoio psicológico. É também aqui que está sediado o Banco de Leite Humano do Norte, que já permitiu alimentar cerca de 170 bebés prematuros do Norte do país.

Este ano, também já foram apoiados seis bebés prematuros pela Associação Bebés de São João. “Os primeiros apoios consistiram, em todos estes 6 casos, na entrega de Enxoval novo para o bebé. Também é dada uma alcofa , sempre que necessário, no momento do nascimento. São, por vezes, ainda fornecidos apoios mensais para o bebé, até que este complete 3 anos de idade”.

Sobre o número de bebés que acabam vítimas da prematuridade, a unidade hospitalar respondeu que “a morbilidade relacionada com a prematuridade é aquela que está publicada na literatura médica dependendo da idade gestacional e da patologia existente na gravidez”.

+ notícias: Porto

Estudantes e Polícia Municipal apanham beatas de cigarro em ação de sensibilização

Um grupo de estudantes e a Polícia Municipal do Porto vão realizar na segunda-feira uma ação de sensibilização ao abrigo do Dia Mundial do Não Fumador, apanhando beatas de cigarro no centro da cidade, adiantou o município.

Trinta moçambicanos exigiram no Porto clarificação das eleições presidenciais

Cerca de 30 cidadãos moçambicanos exigiram, este sábado, no Porto a clarificação dos resultados das últimas eleições presidenciais em Moçambique e uma tomada de posição do Estado português para acabar com o clima de violência.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.