Tribunal mantém absolvição de ex-autarca Miguel Alves em caso de prevaricação

Tribunal mantém absolvição de ex-autarca Miguel Alves em caso de prevaricação
| Norte
Porto Canal / Agências

O Tribunal de Viana do Castelo voltou esta sexta-feira a absolver o ex-presidente da Câmara de Caminha Miguel Alves e a empresária Manuela Sousa do crime de prevaricação, após a correção de um “pormenor” na primeira decisão proferida em fevereiro.

Após recurso do Ministério Público (MP), em final de setembro, o Tribunal da Relação de Guimarães (TRG) anulou o primeiro acórdão do Tribunal de Viana do Castelo que, em 15 de fevereiro, absolveu o antigo autarca - que se demitiu do cargo de secretário de Estado Adjunto do então primeiro-ministro António Costa após saber da acusação – e Manuela Sousa, de prevaricação, crime alegadamente cometido na contratação de serviços de assessoria de comunicação para o município a sociedades detidas pela empresária “sem qualquer procedimento de contratação pública”.

Os juízes desembargadores ordenaram à primeira instância que corrigisse uma nulidade e proferisse nova decisão.

O tribunal considerou não haver necessidade de repetir produção de prova e esta sexta-feira corrigiu a nulidade apontada pelo TRG, dando como não provado um ponto da acusação referente a valores cobrados (3.000 euros + IVA) por uma das sociedades de Manuela Sousa à autarquia, por serviços de assessoria de comunicação prestados em julho de 2014.

No final da sessão, que demorou cinco minutos, o ex-presidente da Câmara de Caminha Miguel Alves manifestou-se “muito satisfeito” por ser “a segunda vez” que ouve a mesma sentença.

+ notícias: Norte

Resgatado tripulante de embarcação de pesca ao largo de Leixões por questões médicas

A Estação Salva-vidas de Leixões resgatou, na madrugada desta sexta-feira, um tripulante de uma embarcação de pesca que sofreu um acidente no interior da mesma a cerca de 22 quilómetros do porto de Leixões, em Matosinhos, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado enviado às redações.

Homem de 29 anos esfaqueado em Aveiro

Um homem de 29 anos foi esfaqueado, na noite de quinta-feira, na rua dos Valinhos, em Nariz, no concelho de Aveiro, confirmaram os Bombeiros Voluntários Aveiro Velhos ao Porto Canal, que estiveram no local.

Projeto Elo regressa ao Coliseu do Porto para criar espetáculo que reúne comunidades

O projeto artístico Elo 2 arrancou esta quinta-feira no Porto e pretende reunir comunidades da cidade na construção de um espetáculo inclusivo de música, dança e teatro a estrear no Coliseu a 20 de maio.