Mais de 16 mil animais apreendidos e exploração de ovos encerrada pela GNR

Mais de 16 mil animais apreendidos e exploração de ovos encerrada pela GNR
| País
Porto Canal/ Agências

A GNR encerrou uma exploração de produção de ovos, registou um crime por falsificação dos carimbos dos ovos e apreendeu 16.354 animais numa ação desenvolvida em outubro para combate a práticas ilegais com animais para consumo humano.

Num comunicado divulgado este sábado, a GNR detalha que, no decorrer da operação, foram efetuadas 307 ações de fiscalização dirigidas a criadores e foram fiscalizados 34 veículos, tendo sido levantados 97 autos de contraordenação e registado um crime de falsificação de notação técnica, por falsificação dos carimbos colocados nos ovos.

Foram ainda apreendidos 16.354 animais de criação, entre os quais galinhas, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, e encerrada uma exploração que produzia ovos para o mercado nacional.

Denominada “Illegal Livestock Farming”, a operação visou “combater as práticas ilegais associadas aos animais com estatuto pecuário destinado ao consumo humano, bem como garantir o bem-estar animal ao longo de todas as fases de produção”.

Durante o mês de outubro, envolveu 518 militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e centrou-se em explorações pecuárias, entrepostos e centros de agrupamento que desenvolvem a criação de animais de espécies pecuárias e a identificação animal, de acordo com o Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA).

+ notícias: País

Greve de maquinistas com serviços mínimos de cerca de 25% na CP

O Tribunal Arbitral decretou a fixação de serviços mínimos para a greve de maquinistas desta sexta-feira, na ordem dos 25% na CP – Comboios de Portugal, nos serviços urbanos, regionais e de longo curso, segundo o acórdão divulgado esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.