Do Bolhão a Serralves, Amplifest arranca com estreias nacionais e cartaz internacional

Do Bolhão a Serralves, Amplifest arranca com estreias nacionais e cartaz internacional
Foto: Amplifest | Facebook
| Porto
Porto Canal / Agências

O Amplifest dá início à 10.ª edição, esta sexta-feira, com um dia de concertos de entrada gratuita em vários locais do Porto, seguindo-se um fim de semana no Hard Club com estreias nacionais e artistas de renome internacional.

Esta sexta-feira, às 17h00, no Mercado do Bolhão, vai atuar a dupla Velho Homem, que junta Afonso Dorido (Homem em Catarse) e Francisco Silva (Old Jerusalem), enquanto a violoncelista sul-coreana Okkyung Lee toca em Serralves às 19h30, havendo ainda tempo para uma atuação dos dinamarqueses John Cxnnor no Ferro Bar, às 23h00.

No sábado, já no Hard Club, o dia começa às 13h30 com Insect Ark, a que se vai seguir a estreia em palco dos portugueses Avesso, que acabam de lançar o disco de estreia, “desassossego”.

Sábado vai ainda contar com o norte-americano Liam Neighbors, que encarna o projeto Mizmor, Cinder Well, LLNN e FVNERALS, antes dos destaques do dia, que vão para os americanos Russian Circles e os italianos Ufomammut, com Living Gate pelo meio e UF a fechar.

No domingo, o Hard Club vai ser palco para os norte-americanos Inter Arma, logo às 13h30, que abrem um dia composto por Menace Ruine, Spurv, Mary Jane Dunphe, The Body & Dis Fig, Decline and Fall (outro projeto português em estreia em palco), antes do regresso ao festival de Chelsea Wolfe, a que se seguirão Yoo Doo Right, Oranssi Pazuzu e Eihwar.

Durante o festival vai ser possível assistir às Amplitalks, com Insect Ark e Menace Ruine, e ver uma exposição de André Coelho.

Os passes para o festival estão esgotados desde junho, lembrou a organização em comunicado.

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.