FC Porto (Basquetebol): Reta final ditou o desaire. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu a primeira derrota do campeonato no Pavilhão da Luz, onde o Benfica recuperou de uma desvantagem de oito pontos no terceiro período e acabou por vencer 82-77. Apesar da excelente exibição de Phill Fayne, autor de 22 pontos, os Dragões deixaram-se ultrapassar pelo rival lisboeta e pela Oliveirense na tabela classificativa, passando a ocupar agora o terceiro posto em igualdade pontual com o Esgueira.
Fernando Sá apostou num cinco inicial 100% norte-americano que se apresentou com a pontaria afinada no lançamento curto (75%) mas sem qualquer triplo concretizado até ao intervalo. Ainda assim, os Dragões estiveram quase sempre na frente do marcador muito graças à excelente prestação ofensiva de três homens: Phill Fayne debaixo do cesto, Max Landis no perímetro e Toney Douglas um pouco por todo o lado.
Na segunda parte o figurino mudou, o FC Porto acertou os primeiros tiros para lá da linha dos três pontos e chegou a liderar por oito (39-47), mas a inevitável resposta benfiquista não se fez esperar e levou tudo empatado a 55 para os derradeiros dez minutos. Aí as coisas correram melhor ao conjunto carregado por Tyler Stone e Eduardo Francisco, uma dupla capaz de anular qualquer reação portista. A buzina soou para assinalar o triunfo encarnado por cinco de diferença (82-77).
O PAOK lidera o Grupo I e visita o Dragão Arena na próxima quarta-feira, em jogo da quinta ronda da FIBA Europe Cup (20h00, Porto Canal).