FC Porto: Clube apresenta Relatório de Sustentabilidade
Porto Canal
Com o ano civil a terminar, o FC Porto publicou mais um Relatório de Sustentabilidade e reforçou o compromisso assumido com as práticas de gestão responsável e transparente. Desde o lançamento do primeiro relatório, relativo à temporada 2019/20, o clube tem vindo a implementar medidas que promovem a sustentabilidade em todas as vertentes das operações internas.
A quinta edição do documento, referente à época 2023/24, representa um avanço significativo, pois trata-se do primeiro a ser elaborado tendo por base um alinhamento inicial com a Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (CSRD) e os standards de reporte definidos pelas Normas Europeias de Relato de Sustentabilidade (ESRS).
Com esta iniciativa, os Dragões pretendem reforçar o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e económica, posicionando-se como um exemplo de conformidade com as exigências internacionais de transparência e de responsabilidade corporativa.
Na abertura do documento, André Villas-Boas reafirma “o compromisso do Futebol Clube do Porto em ser um verdadeiro exemplo de sustentabilidade, não apenas no desporto, mas em todas as comunidades que nos rodeiam” e define a sustentabilidade como “uma prioridade estratégica para a administração do FC Porto, em linha com a transparência, um vetor fundamental na nossa abordagem à governação”.
“Estamos a adotar iniciativas que vão além da eficiência na gestão dos nossos recursos, com o objetivo de inspirar uma mudança de mentalidade e promover uma cultura de responsabilidade ambiental e social que envolva todos os sócios, adeptos, colaboradores e parceiros. No FC Porto, acreditamos que o desporto deve ser um agente de transformação e inclusão, e estamos determinados a liderar pelo exemplo. A nossa ambição vai para além dos resultados desportivos. Aspiramos a deixar um legado positivo que transcenda os relvados, impactando de forma significativa a cidade que nos viu nascer e acolhe e a sociedade em geral”, escreve o líder máximo do clube na Mensagem do Presidente.