FC Porto: Clube nomeado para prémio de acessibilidade da ESSMA
Porto Canal
A criação da Inzone, um espaço no Estádio do Dragão para pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial, valeu ao FC Porto a nomeação para os Stadium Industry Awards da ESSMA (European Stadium & Safety Management Association). O clube está entre os candidatos ao prémio na categoria de acessibilidade.
Esta sala, que se insere num contexto de maior inclusão e de melhoria da experiência de dia de jogo que o FC Porto quer proporcionar aos adeptos, surgiu em fevereiro como um espaço altamente diferenciador no contexto dos estádios de futebol e destina-se a portistas com Perturbação do Espectro do Autismo, Disfunção do Processamento Sensorial, Défice Intelectual e Doença de Saúde Mental.
Na Inzone, os adeptos podem assistir a jogos de futebol beneficiando de uma experiência segura num ambiente controlado e vivenciando o mínimo de experiências de sobrecarga sensorial, tendo como propósito facilitar a participação ocupacional. No arranque da época 2024/25, foi alargada a venda de ingressos para este espaço, que agora permite aos adeptos partilharem emoções com a família e os amigos.
Os vencedores serão anunciados durante a ESSMA Summit 2025, que vai decorrer a 12 e 13 de novembro no Riyadh Air Metropolitano, em Madrid. Para votar na iniciativa do FC Porto, basta seguir esta ligação e preencher o formulário do concurso.