Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", garante Moreira

Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", garante Moreira
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz “pediu para que, no prazo de 15 dias, seja apresentada uma revisão ao estudo”da Via de Cintura Interna (VCI), realizado em 2021.

A afirmação do autarca surge após ter-se reunido com o governante, técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT). Recorde-se que em setembro, Miguel Pinto Luz prometeu uma “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano, decisão tomada após reunir-se com autarcas da Área Metropolitana do Porto.

Um estudo sobre a VCI, realizado por um grupo de trabalho cuja participação contou com o Ministério das Infraestruturas, a IP e as autarquias do Porto, Maia e Matosinhos, propôs um cenário que consistia na relocação dos pórticos e uma redução de 10% da circulação rodoviária.

Moreira adiantou que o governante “manifestou todo o interesse em que tal seja agora implementado”, mas acrescentou que são necessárias algumas alterações, visto que “os tarifários em alguns pórticos foram alterados”.

O Edil confirmou que a recolocação dos pórticos será assumida pelo Estado “porque, de facto, tem de reduzir algumas das portagens para que faça sentido”.

+ notícias: Porto

São João organiza jornadas de psicologia para fomentar a prevenção na saúde mental

O serviço de Psicologia do Hospital de São João, no Porto, organiza esta quinta-feira e sexta-feira as jornadas “Prevenção, Promoção e Intervenção: a Psicologia na continuidade de cuidados”, evento com 200 inscritos que conta com apresentações, debates e ‘workshops’.

Uma mulher desaparecida após incêndio no Centro do Porto

Uma mulher está desaparecida após o incêndio que deflagrou na tarde desta quarta-feira, numa pensão na Rua Cimo da Vila, no Centro do Porto. A informação foi confirmada pela PSP do Porto, que avançou que a investigação está a cargo agora da PJ.

Eis o futuro da Circunvalação entre a CUF e o hospital Magalhães Lemos

A obra de de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP), em setembro e deverá arrancar em janeiro de 2025. Falta ainda o visto do Tribunal de Contas.