Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", garante Moreira

Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", garante Moreira
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz “pediu para que, no prazo de 15 dias, seja apresentada uma revisão ao estudo”da Via de Cintura Interna (VCI), realizado em 2021.

A afirmação do autarca surge após ter-se reunido com o governante, técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT). Recorde-se que em setembro, Miguel Pinto Luz prometeu uma “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano, decisão tomada após reunir-se com autarcas da Área Metropolitana do Porto.

Um estudo sobre a VCI, realizado por um grupo de trabalho cuja participação contou com o Ministério das Infraestruturas, a IP e as autarquias do Porto, Maia e Matosinhos, propôs um cenário que consistia na relocação dos pórticos e uma redução de 10% da circulação rodoviária.

Moreira adiantou que o governante “manifestou todo o interesse em que tal seja agora implementado”, mas acrescentou que são necessárias algumas alterações, visto que “os tarifários em alguns pórticos foram alterados”.

O Edil confirmou que a recolocação dos pórticos será assumida pelo Estado “porque, de facto, tem de reduzir algumas das portagens para que faça sentido”.

+ notícias: Porto

“É um neto postiço”. Aos 90 anos, Maria da Graça abriu as portas de casa a um estudante

Maria da Graça e David Araújo, de 90 e 21 anos, conheceram-se no âmbito do Aconchego, o programa da Câmara do Porto que incentiva o alojamento de estudantes universitários em habitações de idosos que residam na cidade. Há oito meses debaixo do mesmo teto, constroem uma relação de avó e neto.

Condutor entra em contramão na A28 em Matosinhos para fugir a operação da GNR

Um condutor entrou em contramão, na madrugada desta sexta-feira, na autoestrada A28, em Matosinhos, na sequência de uma operação de fiscalização rodoviária da GNR, avança o Jornal de Notícias.

Assembleia Municipal do Porto aprova suspensão de licenças de Alojamento Local no centro histórico e Bonfim

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção do PSD, suspender novas licenças de Alojamento Local (AL) nas freguesias do centro histórico e do Bonfim para prevenir uma "eventual corrida" aos licenciamentos enquanto o regulamento não é reposto.