Nova unidade em freguesia de Viana do Castelo garante médico a todos os utentes

Nova unidade em freguesia de Viana do Castelo garante médico a todos os utentes
Rádio Alto Minho
| Norte
Porto Canal / Agências

A abertura da Unidade de Saúde Familiar (USF) Foz do Lima, em Darque, Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, vai garantir médico de família a mais de 1500 utentes do centro de saúde que não dispunham daquele serviço.

Contactada esta quarta-feira pela agência Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) adiantou que, no centro de saúde de Darque, em funcionamento há 14 anos, estão inscritos cerca de 26 560 utentes, sendo que mais de 1500 não tinham garantida cobertura de médico de família.

“A entrada em funcionamento da USF Foz do Lima vem acabar com este problema, dando uma solução há muito reivindicada pelas populações”, refere uma nota desta quarta-feira enviada às redações.

A USF Foz do Lima “irá funcionar na sede do Centro de Saúde de Darque, mantendo-se em funcionamento, como até agora, os polos de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Vila Franca”.

No centro de saúde de Darque, além da nova USF, continuará a funcionar a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) “de modo a prestar serviço assistencial à população no âmbito dos cuidados de saúde primários”.

O centro de saúde de Darque tem 19 médicos, sendo que sete estão afetos à nova USF, e 12 à UCSP.

A entrada em funcionamento da USF Foz do Lima está marcada para segunda-feira, às 09h30.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

+ notícias: Norte

Ministério Público abre inquérito ao caso de homem morto em troca de tiros com a GNR em Bragança

O Ministério Público (MP) confirmou esta quarta-feira a instauração de um inquérito relacionado com o caso da troca de tiros que envolveu a Guarda Nacional Republicana (GNR) em Bragança e que resultou na morte de um homem.

Direção-Geral de Reinserção comunicou perigosidade de homem morto pela GNR em Bragança

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) revelou esta quarta-feira à Lusa ter comunicado ao tribunal que se mantinha a perigosidade do homem em liberdade condicional, morto terça-feira numa troca de tiros com a GNR em Bragança.

Incêndio consome duas fábricas em Valongo pela madrugada dentro

Um incêndio consumiu duas fábricas em Valongo durante a madrugada desta quinta-feira. O fogo, que deflagrou por volta das 22h48 de quarta-feira, só ficou dominado às 03h25 da manhã desta quinta-feira, informou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.