Daniel Chaves: “A entrada do FC Porto no futebol feminino vai ajudar à promoção da modalidade”
Porto Canal
A 2.ª edição das Jornadas Desportivas decorre entre esta sexta-feira e sábado no Amarante Cine-Teatro, sob o tema “Pensar o presente e o futuro”, e Daniel Chaves foi um dos oradores convidados. O treinador da equipa de futebol feminino do FC Porto, licenciado em Ciências do Desporto e com mestrado em Alto Desempenho Desportivo, abordou diversos temas relacionados com o desporto e, como não poderia deixar de ser, não esqueceu a época em curso, a primeira do mais recente projeto do clube. Daniel Chaves integrou o painel que falou sobre o tema “Desporto no Feminino”.
A chegada do FC Porto ao futebol feminino
“Antes de mais, é de enaltecer a entrada do FC Porto no futebol feminino, o que naturalmente vai ajudar à promoção da modalidade. Se calhar, hoje quando se fala do FC Porto, compara-se a um nível do futebol feminino em que já estão os outros clubes grandes, mas desde logo, as coisas não são assim.”
Uma realidade diferente
“Há tempos, uma jogadora minha afirmou que tinha condições no FC Porto que não tinha em qualquer outro clube. E quando ela fala disso, não fala a nível monetário, mas sim na presença de fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas nos treinos, por exemplo. É sabido que a melhoria na qualidade das infraestruturas é uma aposta desta Direção. Isto para elas, é quase chegar a profissional na modalidade num contexto que ainda é totalmente amador. Ajuda ao desenvolvimento delas e ajuda-as a perceber melhor a realidade profissional do futebol feminino.”
Homens e mulheres no futebol
“Os nossos jogos são quase todos transmitidos no Porto Canal e há mais espectadores a conhecerem as nossas jogadoras. O caminho não se faz de hoje para amanhã e as cosias levam o seu tempo, mas é importante as mulheres terem um papel ativo no futebol. O futebol é para homens e para mulheres.”