Feiródromo de Campanhã começa a ser construído a 18 de novembro

Feiródromo de Campanhã começa a ser construído a 18 de novembro
| Porto
João Nogueira

Após avanços e recuos e um concurso público deserto pelo meio, a construção do Feiródromo de Campanhã avança a 18 de novembro. A empreitada foi adjudicada à empresa Empribuild por 820 mil euros, confirmou a autarquia ao Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Era fevereiro de 2023 quando a Câmara do Porto apresentou o anteprojeto do novo equipamento para receber as feiras da Vandoma e Cerco. O primeiro concurso público foi lançado um ano depois por 651 mil euros, mas acabou deserto depois de todas as propostas apresentadas ultrapassarem o preço base

A Câmara lançou em junho o segundo concurso público para a obra com alterações ao projeto. A empreitada foi adjudicada por 820 mil euros à Empribuild. A construção deverá ser cumprida em seis meses, e estima-se que o equipamento esteja pronto a tempo do próximo verão.

O procedimento ainda aguarda visto do Tribunal de Contas, mas tal não compromete o arranque da intervenção a 18 de novembro, confirmou a Câmara do Porto.

Segundo o projeto apresentado pela Câmara do Porto, o novo recinto vai nascer junto à paragem de metro Nasoni e terá capacidade para receber 152 feirantes, 35 dos quais da extinta feira do Cerco.

À data da apresentação do anteprojeto do Feiródromo, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, declarou que o objetivo é transformar a feira da Vandoma “numa feira do século XXI, não perdendo o espírito” tradicional e original da mesma.

Além da utilização para as feiras, o equipamento municipal "pode ser usado pela cidade todos os dias do ano", afirmou Ricardo Valente.

+ notícias: Porto

Terminal da Asprela passa a ter acesso pago. Autocarros acumulam-se na rua sem alternativa gratuita

O acesso ao terminal rodoviário da Asprela, no Porto, passou, esta terça-feira, a ser feito, mediante pagamento, barrando a entrada a autocarros não registados. As alterações provocaram constrangimentos nas imediações, tendo em conta as viaturas que se foram acumulando nas ruas adjacentes, dadas as novas diretivas impostas pela STCP Serviços, gestora do espaço e face à falta de alternativas gratuitas para aparcar os veículos.

Antigo terminal do Campo 24 de Agosto vai ser o maior espaço de ‘self-storage’ do Norte do país

O antigo terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto, no Porto, está a caminho de uma nova vida para se tornar no maior espaço de self-storage do Norte de Portugal, com aproximadamente 800 salas de armazenamento. As obras de transformação já arrancaram, avança em primeira mão ao Porto Canal a empresa OrangeSpace, que assumirá a exploração da estrutura pelos próximos 25 anos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.