Feiródromo de Campanhã começa a ser construído a 18 de novembro

João Nogueira
Após avanços e recuos e um concurso público deserto pelo meio, a construção do Feiródromo de Campanhã avança a 18 de novembro. A empreitada foi adjudicada à empresa Empribuild por 820 mil euros, confirmou a autarquia ao Porto Canal.
Ver esta publicação no Instagram
Era fevereiro de 2023 quando a Câmara do Porto apresentou o anteprojeto do novo equipamento para receber as feiras da Vandoma e Cerco. O primeiro concurso público foi lançado um ano depois por 651 mil euros, mas acabou deserto depois de todas as propostas apresentadas ultrapassarem o preço base
A Câmara lançou em junho o segundo concurso público para a obra com alterações ao projeto. A empreitada foi adjudicada por 820 mil euros à Empribuild. A construção deverá ser cumprida em seis meses, e estima-se que o equipamento esteja pronto a tempo do próximo verão.
O procedimento ainda aguarda visto do Tribunal de Contas, mas tal não compromete o arranque da intervenção a 18 de novembro, confirmou a Câmara do Porto.
Segundo o projeto apresentado pela Câmara do Porto, o novo recinto vai nascer junto à paragem de metro Nasoni e terá capacidade para receber 152 feirantes, 35 dos quais da extinta feira do Cerco.
À data da apresentação do anteprojeto do Feiródromo, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, declarou que o objetivo é transformar a feira da Vandoma “numa feira do século XXI, não perdendo o espírito” tradicional e original da mesma.
Além da utilização para as feiras, o equipamento municipal "pode ser usado pela cidade todos os dias do ano", afirmou Ricardo Valente.