Vítor Bruno: “Queremos alcançar a 22.ª vitória consecutiva na Taça”
Porto Canal
O FC Porto estreia-se este domingo na Taça de Portugal, um troféu que ergueu nos últimos três anos e no qual soma por triunfos todos os últimos 21 desafios - um recorde absoluto iniciado em outubro de 2021 diante do primeiro adversário na edição 2024/25. Na véspera da visita ao Sintrense, que jogará em casa emprestada pelo Estrela da Amadora, Vítor Bruno promete “respeitar o adversário e ser humilde” para alcançar o objetivo de “ganhar e passar à próxima eliminatória”.
Ver esta publicação no Instagram
“É um jogo que queremos muito jogar”, explicou o técnico à espera de um adversário que “tem feito uma caminhada excelente na sua divisão e na taça, ainda não perdeu, bem trabalhado, organizado” e que “quer muito superar-se indo para o lado transcendental”. Por isso há que “casar quem esteve com quem não esteve e montar o melhor onze para passar à próxima eliminatória”.
“Quem esteve cá durante a semana tem sempre uma ligeira vantagem”, acrescentou quem define a convocatória tendo por base “uma série de variáveis a equacionar” e está desejoso de “alcançar a 22.ª vitória consecutiva na Taça” porque “para chegar ao Jamor é preciso fazer um percurso bem sedimentado, com passos seguros” e este é “o início de um caminho” que todos querem que termine em Oeiras.
Questionado sobre Samu, o timoneiro revelou que o internacional sub-21 espanhol “regressou apenas hoje” ao Olival, mas que tem “total comprometimento e muita vontade de singrar” de azul e branco. Já Tiago Djaló e Otavio Ataíde “estão aptos, ambos na lista, podem jogar de início ou começar no banco”, enquanto “Zaidu está fora, não por lesão, mas por causa de uma noite mal passada a vomitar”. O brasileiro “tem um potencial gigante para ser um grande central a nível europeu” e demonstra a “recetividade necessária” na hora de “maturar alguns comportamentos”.
“Teremos de estar próximos do nosso melhor para darmos uma resposta forte enquanto equipa”, sublinha o treinador que poderá fazer “eventualmente algumas mexidas, outras nem tanto” e que sabe que “o passado é passado, o futuro é desconhecido e o presente tem de ser vivido”. A propósito dos assobios no Estádio do Dragão, Vítor Bruno afirmou que “os adeptos têm direito e legitimidade para se manifestarem como querem, são o pilar mais forte dos clubes, mas estas manifestações mexem com os jogadores”.
Alheia a isso, “a equipa tem sido consistente contra adversários fortes” e “os jogadores querem andar à porta da perfeição, apesar de muitas vezes não ser possível”. O plantel dá “conforto total para o quem vem aí” e os atletas “estão no caminho certo, muito comprometidos” e porque “o que os move é o trabalho diário” e “quem está no FC Porto tem sempre metas ambiciosas”.
“Muita alegria, muita energia, muito espaço para errar e uma reação muito rápida à perda” é o que Vítor Bruno pede a um grupo de atletas “humildes, ambiciosos, respeitadores e com muita vontade de ganhar” este domingo ao Sintrense (17h00, RTP1). Em pleno 19 de outubro, Dia Mundial do Cancro da Mama, a conferência de imprensa teve a cor rosa como fundo para sensibilizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.