FC Porto (Basquetebol): O triunfo esperado a abrir o campeonato. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Vitória SC (88-80), no Dragão Arena, em jogo a contar para a 3.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Face aos problemas burocráticos que afetaram a generalidade das equipas e que motivou o adiamento das duas primeiras jornadas, esta foi a ronda de abertura da prova.
Os azuis e brancos entraram com a mão quente e estabeleceram uma diferença de sete pontos no primeiro período (24-17), mas os vimaranenses, comandados pelo ex-Dragão Miguel Miranda, deram uma réplica ainda melhor nos 10 minutos que antecederam o intervalo. À ida para os balneários, a vantagem do coletivo portista era de meia-dúzia de pontos (42-36).
O FC Porto até nem reentrou bem após o descanso, mas foi-se recompondo com o passar do tempo e a verdade é que aumentou consideravelmente a diferença à entrada para o quarto e último período (65-52). Como não poderia deixar de ser, os Dragões não desperdiçaram a oportunidade de entrar a ganhar na principal competição nacional e fizeram-no com Devyn Marble (18 pontos), Tanner Omlid (13 pontos) e Max Landis (11 pontos) a faturar na casa das dezenas.
“O mais importante é termos conseguido a vitória, sobretudo depois do desgaste a meio da semana. Foi uma exibição com momentos bons e outros menos bons, mas penso que os atletas estiveram ao nível exigido na intensidade e na entrega. Agora é descansar, pois na próxima quarta-feira temos mais um jogo muito importante e apelo aos nossos adeptos para nos virem apoiar. É um jogo em casa e sabemos que, para dependermos de nós, temos de conseguir quatro vitórias. Quanto mais rápido as conseguirmos, melhor”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.
O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 20h00 (Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena, frente ao Limburg, em jogo da 3.ª jornada do Grupo I da FIBA Europe Cup.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-VITÓRIA SC, 88-80
Liga Portuguesa de Basquetebol, 3.ª jornada
19 de outubro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Hugo Silva, Tiago Perdigão e António Pereira
FC PORTO: Miguel Maria (9), Max Landis (11), Devyn Marble (18), Xeyrious Williams (9) e Phil Fayne (7)
Suplentes: Hugo Ferreira, João Guerreiro (5), Gonçalo Delgado (4), Miguel Queiroz (6), Tanner Omlid (13), Luís Silva e Toney Douglas (6)
Treinador: Fernando Sá
VITÓRIA SC: Antonio Daye (23), Ferrán Ventura (12), David Wingett Jr (4), Tyke Thompson (14) e Ricardo Monteiro (18)
Suplentes: Duarte Freitas, António Mendes, Ricardo Costa, Pedro Pinto (3), Pedro Bastos (6) e Guilherme Ferreira
Treinador: Miguel Miranda
Ao intervalo: 42-36
Parciais: 24-17; 18-19; 23-16; 23-28