Câmara do Porto adjudica requalificação do Bairro da Tapada por 2.9 milhões de euros

Câmara do Porto adjudica requalificação do Bairro da Tapada por 2.9 milhões de euros
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal do Porto adjudicou por 2,9 milhões de euros a empreitada de requalificação do Bairro da Tapada, na zona das Fontainhas, à empresa Befebal II, segundo a informação disponível no Portal BASE de contratos públicos.

Consultado esta quinta-feira pela Lusa, o portal indica que o contrato de empreitada foi adjudicado a 18 de setembro.

Lançado em maio, o concurso público foi adjudicado à empresa Befebal II, sediada em Lousada, por 2.897.000 euros.

A empreitada, a cargo da empresa municipal Domus Social, tem um prazo de execução de 540 dias.

Aquando do lançamento do concurso, em maio, a Câmara do Porto adiantou que as obras deveriam começar no segundo semestre e que o bairro contará com 25 habitações ao longo de dois volumes.

O primeiro volume, de um piso, terá nove habitações de tipologia T1 e T2, enquanto o segundo, de dois pisos, contará com cinco T1, um T2 tríplex, cinco T2 duplex, um T1 duplex e três T1+1 duplex.

O projeto, da autoria do arquiteto André Tavares, prevê a instalação de um elevador, a criação de uma saída de emergência e a estabilização dos percursos exteriores. Atualmente, o atravessamento do bairro é feito através de uma escadaria, não existindo uma ligação vertical à cota superior.

Em 2018, a Câmara do Porto comprou o bairro da Tapada por um milhão de euros para garantir a função social do edificado e dos contratos de arrendamento existentes, acionando o direito de preferência e de modo a travar a especulação imobiliária naquele local.

A aquisição do bairro por parte da autarquia foi feita depois de ter sido noticiado que a empresa Baixa – Gestão de Investimentos Imobiliários pretendia transformar as casas em alojamento local, tendo adquirido todas as habitações, algumas com moradores.

Depois de adquirir o bairro, a autarquia transferiu a gestão do complexo habitacional para a empresa municipal Domus Social.

Em dezembro de 2021, o presidente da câmara, o independente Rui Moreira, afirmou que o município pretendia candidatar a requalificação do bairro ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Implantado na Rua da Corticeira, no centro histórico da cidade, o bairro é constituído por 38 casas, 35 das quais arrendadas, segundo informação disponível na página da Internet do município.

+ notícias: Porto

Chamas em autocarro da STCP obrigam a evacuação

Um autocarro da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) sofreu um pequeno foco de incêndio, durante a manhã desta quinta-feira, na rua do Bolhão, junto ao Hotel Dom Henrique, no Porto, apurou o Porto Canal.

"Não é compreensível" abate de 99 árvores pela Metro do Porto, aponta grupo de trabalho

O Grupo de Trabalho para Acompanhamento de Investimentos de Transporte Público da Assembleia Municipal do Porto considera que "não é compreensível" o abate de 99 árvores nas obras da Metro do Porto, segundo um relatório esta quinta-feira divulgado.

Três agentes da PSP feridos em despiste em Rio Tinto

Três agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) sofreram ferimentos ligeiros, na sequência de um despiste que ocorreu ao início da tarde desta quinta-feira, Praceta Parque Nascente em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.