Cineteatro da Feira encerra para obras

Cineteatro da Feira encerra para obras
| Norte
Porto Canal / Agências

O Cineteatro António Lamoso está encerrado para obras até final do ano, para a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira melhorar a segurança e qualidade das condições de som, luz e cenografia da caixa de palco.

Segundo revela esta sexta-feira essa autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, a empreitada vai custar quase 158.000 euros e, no último ano e meio, é a segunda intervenção a incidir sobre a chamada “teia” acima do palco, estrutura de 115 metros quadrados que garante ao palco a devida mecânica de cena, sustentando adereços, cenários e equipamentos de luz e som.

“A teia do Cineteatro foi construída em madeira, e posteriormente reforçada com vigas metálicas que, fruto de uma utilização frequente ao longo dos anos, se encontram deterioradas. Será substituída por uma estrutura metálica nova”, adianta fonte da câmara municipal.

A intervenção em causa chegou a estar programada para março de 2023, mas “atividades já programadas para a sala e os compromissos assumidos com agentes, companhias e associações não permitiram o início da obra no imediato”, sob risco de se perder financiamento já atribuído para essa programação.

Embora legalmente autorizado a dissolver o contrato seis meses após a assinatura, face ao protelar da autarquia, o empreiteiro em causa aceitou adiar o arranque da empreitada, consignada então mais de um ano depois.

“Nesse intervalo, as más condições da estrutura foram-se agravando e a equipa que gere o Cineteatro executou algumas ações de mitigação dos riscos e de reforço da segurança para continuar a acolher a programação assumida até que a obra tivesse início, prevenindo a ocorrência de qualquer fatalidade”, revela a câmara, situando em cerca de 50.000 euros o custo dessa obra “de remedeio”.

“Foi uma ação preventiva até que fosse possível suspender a programação da sala e avançar com a remodelação de fundo que agora se inicia”, realça.

Até dezembro de 2024, continua a haver programação com assinatura da equipa do Cineteatro António Lamoso, mas “de forma descentralizada”, o que significa que os espetáculos previstos se realizarão noutros auditórios e espaços culturais de cinco freguesias do concelho.

“Aproveitamos, portanto, o encerramento temporário da sala para uma ainda maior proximidade com as nossas comunidades”, conclui a mesma fonte.

+ notícias: Norte

"A cidade agora ficou mais perto". Elevadores urbanos 'aproximam' moradores do centro de Vila Real 

Moradores do bairro dos Ferreiros disseram esta sexta-feira que se sentem mais perto do centro de Vila Real depois da entrada em funcionamento de um elevador que sobe à ponte metálica e que tornou a cidade mais acessível.

Suspeito de disparar sobre viatura na A28 detido pela PJ

Um homem foi detido por suspeita de disparar sobre uma viatura onde seguia um casal na Autoestrada 28 (A28) na zona de Vila do Conde, distrito do Porto, em maio deste ano, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Linha do Minho cortada em Valença após atropelamento ferroviário mortal

Um homem morreu esta sexta-feira atropelado por um comboio que seguia na Linha do Minho, em São Pedro da Torre, no concelho de Valença, obrigando ao corte da circulação ferroviária desde as 15h38, revelou a Proteção Civil.