Novo passe só pode ser usado nos Urbanos fora da área metropolitana do Porto

Novo passe só pode ser usado nos Urbanos fora da área metropolitana do Porto
| Norte
Porto Canal/Agências

O novo Passe Ferroviário Verde vai permitir andar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e Porto só fora das respetivas áreas metropolitanas, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

De acordo com um documento da CP a que a Lusa teve acesso, com o novo passe mensal de 20 euros será possível "viajar em qualquer percurso nos comboios Regionais e Urbanos de Coimbra, e na segunda classe dos Interregionais e Intercidades".

"Nos comboios urbanos de Lisboa pode viajar no percurso fora da área metropolitana (percurso Carregado - Azambuja), ao passo que nos do Porto o critério é o mesmo, sendo os percursos fora da área metropolitana "Vila das Aves - Guimarães, Paredes - Marco de Canaveses, Paramos - Aveiro e Lousado - Braga", pode ler-se no documento.

O passe terá um custo de 20 euros para 30 dias, "podendo ser adquirido também para 60 e 90 dias, pelo valor de 40 euros e 60 euros, respetivamente", e carregado "em qualquer dia do mês".

"O Passe Ferroviário Verde vem substituir o PFN [Passe Ferroviário Nacional], alargando a sua utilização a outros serviços", não sendo acumulável com outros descontos, refere o mesmo documento.

+ notícias: Norte

Moliceiros na ria de Aveiro terão de usar motores elétricos até ao final de 2025

Os operadores marítimo-turísticos dos canais urbanos da ria de Aveiro vão ter de usar motores elétricos nos moliceiros até ao final de 2025, para não perderem direito à licença para o uso dos cais.

Professor de Moral condenado a oito anos de prisão por abuso sexual de alunas em Famalicão

O Tribunal de Guimarães condenou esta quinta-feira a oito anos de prisão o professor de Moral e encenador de teatro por 62 crimes de abuso sexual de menores dependentes, cometidos sobre 15 alunas de uma escola de Vila Nova de Famalicão.

Aveiro avança com obra para fechar rombo na margem do rio Vouga

A câmara de Aveiro decidiu avançar com a obra para reparar o rombo na margem esquerda do rio Vouga, na zona de Eixo, no âmbito de um protocolo que será assinado na sexta-feira com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).