Lojas Andante abertas até às 23 horas após "sobrecarga do sistema"

Lojas Andante abertas até às 23 horas após "sobrecarga do sistema"
| Porto
Porto Canal/Agências

As lojas Andante vão estar esta terça-feira abertas até às 23:00 após uma "sobrecarga do sistema" que causou constrangimentos no carregamento dos passes, disse à Lusa fonte oficial dos Transportes Intermodais do Porto (TIP).

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da entidade que gere o sistema de bilhética Andante, título de transporte público da Área Metropolitana do Porto (AMP), informou que esta terça-feira ocorreram "alguns constrangimentos em canais de venda Andante, designadamente, Payshop, SIBS e Topup da App Anda".

"Para mitigar o problema, iremos prolongar o horário de funcionamento das lojas Andante da Trindade, Casa da Música, Hospital de São João e Campanhã, até às 23h00", referiu a mesma fonte.

Os TIP referem que "não se registou um ciberataque no sistema Andante" e os constrangimentos "tiveram origem numa sobrecarga do sistema que suporta a venda remota em alguns canais de vendas, motivado pela elevada simultaneidade de pedidos".

Segundo os TIP, pelas 13h00 "parte destes canais está já em funcionamento normal".

"As Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, pontos Andante dos municípios e Máquinas de Venda Automática das estações do Metro do Porto e CP estiveram sempre em atividade plena sem registo de qualquer ocorrência", referiu a fonte oficial dos TIP à Lusa.

A Lusa constatou que, em várias estações do Metro do Porto, como Trindade, Marquês ou D. João II, formaram-se extensas filas junto das máquinas de venda automática, em função dos constrangimentos nos outros canais de carregamento.

Desde abril é possível carregar os passes e bilhetes ocasionais na função Top Up da aplicação Anda, disponível em 'smartphones' com sistema operativo Android e iOS.

Também é possível carregar passes no multibanco, nas máquinas da CP e em agentes Payshop, em alternativa às máquinas de venda automática do metro.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).