FC Porto (Basquetebol): A 8.ª Supertaça para abrir o apetite. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): A 8.ª Supertaça para abrir o apetite. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Cinco anos depois, o FC Porto voltou a conquistar a Supertaça no basquetebol. Neste sábado, no Pavilhão Multiusos de Sines, os Dragões superaram o Benfica num clássico emocionante, venceram por 97-93 após prolongamento e ergueram o troféu pela 8.ª vez na história.

Muito assertivo para lá da linha de triplo, o FC Porto manteve a pontaria afinada durante toda a primeira a parte e a verdade é que esteve praticamente sempre na frente, mas o Benfica nunca permitiu aos Dragões uma vantagem maior do que oito pontos. Ao intervalo, o coletivo comandado por Fernando Sá liderava o clássico por 46-44, embalado pelas performances de Toney Douglas (13 pontos) e Max Landis (9 pontos).

O terceiro período manteve o equilíbrio no jogo e as duas equipas muito perto uma da outra, mas ainda com vantagem para o FC Porto à entrada para os derradeiros dez minutos do tempo regulamentar (67-63). Com o marcador a registar um empate a 79, Betinho Gomes converteu um triplo a 24 segundos do fim e obrigou o FC Porto a marcar no ataque seguinte. Phil Fayne falhou um dos dois lances livres e os lisboetas marcaram os dois, mas um triplo de Max Landis colocou a diferença em apenas um ponto com pouco menos de 10 segundos para jogar.

Nico Carvacho concretizou apenas um lance livre do outro lado e o FC Porto partiu para o último ataque a perder por dois pontos, mas Max Landis descobriu Miguel Queiroz em baixo do cesto e o clássico foi para prolongamento (85-85). No tempo extra, os azuis e brancos tiveram mais mão quente e cabeça fria e consumaram uma entrada triunfal em 2024/25, triunfando por 97-93. Toney Douglas (22 pontos), Max Landis (22 pontos), Luís Silva (11 pontos), Phil Fayne (11 pontos) e Gonçalo Delgado (10 pontos) foram os Dragões a faturar na casa das dezenas.

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima sexta-feira (4 de outubro), às 20h00 (Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena, frente ao CD Póvoa, em jogo da 1.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

+ notícias: Desporto

FC Porto: 131 anos de um livro de honra de vitórias sem igual

A 28 de setembro de 1893, quando o Diário Ilustrado noticiou a fundação de um clube chamado Foot-Ball Club do Porto, a instituição em causa pouco passava de um grupo de amigos reunidos para jogar futebol. 131 anos depois, o FC Porto é um gigante desportivo mundial, detentor de sete troféus internacionais na modalidade mais popular do planeta.

André Villas-Boas: “Seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios”

28 de setembro é o dia de aniversário de uma “instituição de cariz social, comunitário, nacional e internacional ao serviço da juventude e do desporto, como bem dizia uma placa no Estádio das Antas”. No momento em que se assinalaram “131 de história e de associativismo” do FC Porto, “o clube mais importante a nível nacional e internacional”, André Villas-Boas falou de um emblema “constituído, construído, solidificado e erguido pelos seus sócios e pelos seus presidentes”, recordando-os um a um antes de nomear exemplos de “coragem, superação, transcendência e exigência”.

Vítor Bruno: "Temos que atacar o jogo com a mentalidade certa"

Depois de dois duelos fora de portas, o FC Porto regressa a casa este domingo em busca de “recuperar o sabor da vitória” após um desaire na estreia europeia. A partir das 18h00, no Estádio do Dragão e na Sport TV, Vítor Bruno pretende “atacar o jogo com a mentalidade certa" e superar um adversário que “no ano passado criou muitos problemas no Dragão e em Arouca”.