FC Porto (Voleibol): Desaire custou um título. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de voleibol do FC Porto não deu a melhor sequência à vitória na Taça Ibérica e deixou fugir a oportunidade de conquistar o segundo título da temporada 2024/25. Em Santo Tirso, palco da decisão da Supertaça feminina, as portistas entraram a ganhar no clássico, mas acabaram por ceder os três sets seguintes (1-3) e por ver o Benfica erguer o troféu.
As azuis e brancas apresentaram-se fortes no serviço, capazes de causar muitas dificuldades às encarnadas na receção, pujantes no bloco e igualmente superiores no contra-ataque, cavando uma vantagem de oito pontos desde cedo (13-5) que se manteve com o passar do tempo e se traduziu no 1-0 ao cabo de 25 minutos (25-16).
A assertividade do bloco da Invicta manteve-se no início do segundo parcial, ao contrário da eficácia no serviço e assertividade na receção. As voleibolistas da capital aproveitaram esses aspetos para crescerem no jogo e assumirem a liderança do marcador, que nunca mais perderam até ao 19-25 (1-1).
Com tudo empatado após dois sets desequilibrados, um para cada lado, o terceiro foi muito disputado e teve o Benfica na frente durante quase toda a extensão, mas o FC Porto deu luta e adiou a decisão até à reta final. Após recuperem de 18-23 para 22-23, as comandadas de Miguel Coelho cederam os dois pontos seguintes e perderam pela margem mínima (23-25).
As detentoras da Taça de Portugal voltaram a entrar bem na quarta partida, exploraram os pontos fracos das tetracampeãs nacionais e não deram hipótese às adversárias contra quem haviam perdido a Taça Ibérica uma semana antes. Até término da contenda, a superioridade lisboeta só cresceu e a vitória final acabou por sorrir às benfiquistas, que venceram por 3-1.
Segue-se um novo embate de exigência máxima, este contra o Gran Canaria e de qualificação para a Liga dos Campeões, marcado para as 20h00 de terça-feira no Dragão Arena (FC Porto TV/ Porto Canal).