Santo Tirso vai requalificar escola básica de Agrela e Vale do Leça por três milhões

Santo Tirso vai requalificar escola básica de Agrela e Vale do Leça por três milhões
| Norte
Porto Canal / Agências

A requalificação da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, em Santo Tirso, distrito do Porto, vai custar cerca de três milhões de euros e avançará até novembro, revelou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

“É um grande investimento, de cerca de três milhões de euros, que irá avançar até novembro e irá dar por concluído o processo de requalificação do nosso parque escolar”, referiu o presidente da câmara, Alberto Costa, citado num comunicado.

A intervenção irá abranger a totalidade do espaço: edifício principal, pavilhão gimnodesportivo, campo de jogos e todo o espaço exterior.

O município prevê que a obra esteja concluída em junho de 2026, prossegue a nota de imprensa.

A empreitada prevê o isolamento térmico e acabamento das fachadas, a substituição das caixilharias exteriores, renovação das redes de estabelecimento de água, elétrica e iluminação, renovação das instalações sanitárias, substituição de estores e colocação de tetos interiores com absorção acústica.

No exterior, haverá lugar à impermeabilização da cobertura, realização de trabalhos de pintura e isolamento térmico do pavilhão gimnodesportivo, requalificação total do campo de jogos – criação de campo de futebol, andebol, basquetebol, pista de atletismo – e, ainda, substituição total do mobiliário urbano – bancos, bebedouros e papeleiras.

Serão, também, substituídas as luminárias tradicionais por Led e criado um parque e abrigo de bicicletas com carregamento elétrico através de painéis fotovoltaicos, continua.

+ notícias: Norte

Norte e Galiza defendem importância do estatuto do trabalhador transfronteiriço

A eurorregião Galiza – Norte de Portugal defendeu esta terça-feira que o estatuto do trabalhador transfronteiriço, apesar de ser “uma questão muito localizada”, é fundamental porque é uma realidade que abrange milhares de profissionais.

Cientistas de Coimbra realizam estudo para deteção precoce de eventos trombóticos

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) realizaram estudos que podem ajudar à deteção precoce de eventos trombóticos nas pessoas, anunciou esta terça-feira aquela instituição de ensino superior.

Centro Social garante 7,5 milhões do PRR para nove respostas sociais no Minho

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) já garantiu um financiamento de 7,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para nove respostas sociais, orçadas em mais de 16 milhões de euros, foi esta terça-feira anunciado.