Detido suspeito de incendiar esplanada em Viana do Castelo

Detido suspeito de incendiar esplanada em Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 53 anos suspeito de incendiar a esplanada de um café em Alvarães, concelho de Viana do Castelo, na noite de quarta-feira, anunciou esta quinta-feira aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o suspeito, “por motivos fúteis e de forma intencional, deslocou-se ao estabelecimento, que se encontrava encerrado, e ateou fogo ao mobiliário da esplanada, abandonando de imediato o local”.

Acrescenta que o incêndio “destruiu totalmente a esplanada, provocando danos avultados na fachada, portas e janelas, pondo em risco não apenas aquele edifício, mas também os prédios comerciais e habitacionais contíguos”.

O incêndio foi “precocemente detetado por populares, que deram o alerta aos bombeiros e que prestaram auxílio na sua extinção”.

As diligências da PJ permitiram a recolha de “vastos elementos probatórios” e levaram à detenção do suspeito, que vai ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

+ notícias: Norte

Aviões espanhóis continuam a ajudar Portugal para pôr um fim ao flagelo dos incêndios

Dois aviões espanhóis Canadair estiveram esta quarta-feira a auxiliar o combate às chamas em Sever do Vouga e em Aveiro. O Grupo 43 da Força Aérea Espanhola, que opera os aparelhos, divulgou imagens do combate ao fogo e uma mensagem de apoio a Portugal nas redes sociais.

Dominados os fogos de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria e Águeda

O complexo de incêndios que afetou desde domingo as zonas de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda está dominado e em fase de resolução, revelou esta quinta-feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Pelo menos 40 famílias ficaram desalojadas em Albergaria-a-Velha

O incêndio que lavrou nos últimos dias no concelho de Albergaria-a-Velha deixou desalojadas pelo menos 40 famílias e causou danos em seis empresas, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.