Aviões espanhóis no auxílio ao combate das chamas em Portugal

Aviões espanhóis no auxílio ao combate das chamas em Portugal
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dois aviões espanhóis Canadair estiveram esta segunda-feira a auxiliar o combate às chamas em Sever do Vouga. Uma das equipas a bordo partilhou na rede social Instagram um vídeo que mostra algumas das 40 descargas de água que foram feitas ao longo da tarde, com imagens marcantes das chamas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Para além das aeronaves vindas de Espanha, também quatro aviões Canadair provenientes de Itália e França chegaram esta terça-feira a Portugal para ajudar no combate aos incêndios, ao abrigo do pedido do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e começam a operar ainda de tarde.

“Confirmamos que dois aviões Canadair da frota que operamos em Itália foram ativados ao abrigo do mecanismo RescEU e chegarão hoje a Portugal para apoiar os bombeiros na proteção das comunidades locais”, afirmou o CEO da Avincis, John Boag, em declarações citadas numa nota enviada à Lusa.

Fonte oficial da empresa acrescentou ainda que as duas aeronaves já partiram de Itália e vão chegar à base de Monte Real, sendo operadas a partir desta tarde por dois pilotos italianos.

Já os dois aviões provenientes de França também já arrancaram e devem igualmente entrar no combate aos incêndios hoje de tarde, adiantou à Lusa fonte governamental, realçando que na quarta-feira devem chegar os outros dois Canadair enviados pela Grécia.

+ notícias: Norte

"Foi um dia bom hoje". Incêndios em Aveiro evoluem de forma favorável

Dois dos quatro grandes incêndios que lavram no distrito de Aveiro, com um perímetro global de 300 quilómetros, já estão em resolução e há perspetivas de um terceiro entrar em resolução esta noite, informou a proteção civil.

Já arderam quase dois quilómetros dos Passadiços do Paiva com fogo ainda a lavrar

O incêndio que deflagrou em Arouca terça-feira à noite já destruiu cerca de dois quilómetros dos Passadiços do Paiva e continua a lavrar com “média intensidade”, informou esta quarta-feira a autarquia, que decidiu continuar com as escolas fechadas na quinta-feira.

Autorizada circulação na Linha do Douro entre Mosteirô e Ermida em Baião

A Infraestruturas de Porto (IP) indicou esta quinta-feira que foi "levantada a suspensão" e autorizada a circulação na Linha do Douro entre as estações Mosteirô e Ermida, em Baião, por já não se encontrarem nas proximidades as chamas que lavram naquele concelho do distrito do Porto.