"O Inferno chegou a Gondomar". Uma noite que não deu tréguas e que parecia não ter fim

"O Inferno chegou a Gondomar". Uma noite que não deu tréguas e que parecia não ter fim
| Norte
Porto Canal

Gondomar tem sido um dos concelhos mais fustigados pelos incêndios que nos últimos dois dias assolaram Portugal. Um vídeo partilhado nas redes sociais dá nota do intenso combate às chamas na madrugada de segunda para terça-feira, junto à Estrada Dom Miguel.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

 

Esta terça-feira o presidente da Câmara de Gondomar afirmou que “está contida” a propagação para a área urbana do incêndio no concelho que mobiliza, neste momento, 230 operacionais, 52 veículos e um meio aéreo, mas admitiu que em Melres, a situação não está controlada. Num primeiro balanço, à saída da reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, entidade a que preside, Marco Martins admitiu que o incêndio, que lavra desde segunda-feira em Gondomar, esteve descontrolado, tendo “descambado completamente” em poucas horas.

“Em Gondomar, a situação descambou completamente no dia de ontem [segunda-feira]. Teve início às 12h30 de ontem [segunda-feira] e às 14h30 já estava completamente descontrolado. Neste momento, naquilo que é a propagação para área urbana, está contido, mas na zona alta, em Melres, a situação está ainda por controlar”, avançou.

Ao início da manhã foram encerrados vários estabelecimentos de ensino. Em comunicado divulgado através das redes sociais, a autarquia informou que “todos os estabelecimentos de ensino do 𝗔𝗴𝗿𝘂𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗔̀ 𝗕𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗗𝗼𝘂𝗿𝗼 (Jardim de Infância (JI) Branzelo, JI Chães, JI Cimo de Vila, JI Vila Cova e JI Zebreiros e Escola Básica (EB) Branzelo, EB Carvalho, EB Chães, EB Cimo de Vila e EB Zebreiros e Escola Básica e Secundária à Beira Douro) vão estar encerrados durante o dia de hoje”.

De igual forma, “todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do 𝗔𝗴𝗿𝘂𝗽𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝘀 𝗻.º 𝟭 𝗱𝗲 𝗚𝗼𝗻𝗱𝗼𝗺𝗮𝗿 (Jardim de Infância (JI) Atães, JI Gens, JI Jancido, JI Outeiro, JI Ribeira e JI Trás da Serra e Escola Básica (EB) Atães, EB Gens, EB Jancido, EB Jovim e Foz do Sousa e EB Outeiro) vão estar encerrados durante o dia de hoje”, à exceção da Escola Secundária de Gondomar.

As escolas básicas de Aguiar e Ramalde, em Gondomar, que já tinham fechado portas esta segunda-feira, vão permanecer encerradas esta terça-feira, devido ao alto risco de incêndio.

+ notícias: Norte

"Foi um dia bom hoje". Incêndios em Aveiro evoluem de forma favorável

Dois dos quatro grandes incêndios que lavram no distrito de Aveiro, com um perímetro global de 300 quilómetros, já estão em resolução e há perspetivas de um terceiro entrar em resolução esta noite, informou a proteção civil.

Já arderam quase dois quilómetros dos Passadiços do Paiva com fogo ainda a lavrar

O incêndio que deflagrou em Arouca terça-feira à noite já destruiu cerca de dois quilómetros dos Passadiços do Paiva e continua a lavrar com “média intensidade”, informou esta quarta-feira a autarquia, que decidiu continuar com as escolas fechadas na quinta-feira.

Autorizada circulação na Linha do Douro entre Mosteirô e Ermida em Baião

A Infraestruturas de Porto (IP) indicou esta quinta-feira que foi "levantada a suspensão" e autorizada a circulação na Linha do Douro entre as estações Mosteirô e Ermida, em Baião, por já não se encontrarem nas proximidades as chamas que lavram naquele concelho do distrito do Porto.