Ativado plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Aveiro

Ativado plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro foi ativado esta segunda-feira, pelas 08h45 na sequência da “grave situação” desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no distrito de Aveiro, informou fonte da Proteção Civil.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 08h45.

A decisão foi tomada na sequência dos incêndios que estão atualmente em curso nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, tendo estes municípios já ativado os seus Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.

A Proteção Civil recomenda à população que siga as orientações das autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as “deslocações essenciais”.

“Atendendo ao corte de várias autoestradas na região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2 e outras vias), e à volatilidade da evolução dos incêndios, apela-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido”, refere a mesma nota, adiantando que as aulas estão também suspensas no município de Albergaria-a-Velha.

O comunicado refere ainda que se mantém o Estado de Alerta Especial para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível vermelho, até terça-feira, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

Segundo a Proteção Civil, pelas 10h55 estavam em curso na região de Aveiro três incêndios considerados "Ocorrências Significativas": Oliveira de Azeméis combatido por 537 operacionais, 170 veículos e seis meios aéreos, Sever do Vouga com 166 operacionais, 57 veículos e dois meios aéreos e Albergaria-a-Velha com 87 operacionais, 26 veículos e um meio aéreo.

+ notícias: Norte

Candidato à Casa do Douro Sérgio Soares abdica e é substituído por Manuela Alves

O candidato à direção da Casa do Douro Sérgio Soares abdicou da sua candidatura, sendo substituído pela segunda na lista A, Manuela Alves, confirmou o próprio à agência Lusa.

Bombeiros de Paredes vão construir creche para 46 crianças

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes abriu o concurso para a criação de uma creche com capacidade para 46 crianças, que foi publicado em Diário da República.

Motociclista em estado grave após acidente na A3 na Trofa

Um acidente entre um automóvel e uma moto na autoestrada 3 (A3), na Trofa, deixou o motociclista em estado grave, confirmou fonte da GNR ao Porto Canal.