Ativado plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Aveiro

Ativado plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

O Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro foi ativado esta segunda-feira, pelas 08h45 na sequência da “grave situação” desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no distrito de Aveiro, informou fonte da Proteção Civil.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 08h45.

A decisão foi tomada na sequência dos incêndios que estão atualmente em curso nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, tendo estes municípios já ativado os seus Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.

A Proteção Civil recomenda à população que siga as orientações das autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as “deslocações essenciais”.

“Atendendo ao corte de várias autoestradas na região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2 e outras vias), e à volatilidade da evolução dos incêndios, apela-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido”, refere a mesma nota, adiantando que as aulas estão também suspensas no município de Albergaria-a-Velha.

O comunicado refere ainda que se mantém o Estado de Alerta Especial para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível vermelho, até terça-feira, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

Segundo a Proteção Civil, pelas 10h55 estavam em curso na região de Aveiro três incêndios considerados "Ocorrências Significativas": Oliveira de Azeméis combatido por 537 operacionais, 170 veículos e seis meios aéreos, Sever do Vouga com 166 operacionais, 57 veículos e dois meios aéreos e Albergaria-a-Velha com 87 operacionais, 26 veículos e um meio aéreo.

+ notícias: Norte

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Obras no Bairro da Tapada e nas Eirinhas, no Porto, deverão estar concluídas em 2026

As obras no Bairro da Tapada e nas Eirinhas, no Porto, num investimento de cerca de oito milhões de euros, arrancaram este mês e deverão estar concluídas em 2026, adiantou esta sexta-feira a câmara municipal.