Eis a nova ponte que vai atravessar o rio Ave para ligar Trofa a Famalicão

Eis a nova ponte que vai atravessar o rio Ave para ligar Trofa a Famalicão
Foto: ConstruGomes
| Norte
Porto Canal

Já começa a ganhar forma a nova ponte sobre o rio Ave, que vai concretizar o último troço da nova Variante à EN14, ligando Famalicão e Trofa. A empresa que tem a cargo a concretização deste troço divulgou imagens nas redes sociais onde é possível ver a forma da nova travessia que unirá também os distritos do Porto e Braga.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Esta nova ponte, com 163 metros de extensão, está a ser construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14.

Foi a 8 janeiro que a IP - Infraestruturas de Portugal assinou contrato com a construtora Gabriel Couto (que subcontratou a ConstruGomes) para construir o último troço da nova Variante à EN14, entre a interface rodoferroviária da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão. À data, fonte da IP revelava que a empreitada representa um investimento de 12.550.000 euros e que deveria estar concluída em 600 dias.

O troço a construir terá uma extensão de 2,4 quilómetros e completa a ligação da nova variante à EN14, que eliminará os constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorará as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho de ferro, diminuindo ainda os tempos de percurso no tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes, acrescenta a IP.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.