Câmara de Mondim de Basto reclama obras urgentes e integrais no tribunal
Porto Canal/Agências
A Câmara de Mondim de Basto reclama obras urgentes no degradado edifício do tribunal local, desde o telhado até ao interior, para melhorar as condições dos serviços, funcionários e utentes, disse o presidente do município.
“É uma preocupação evidente, tendo em conta o estado atual do tribunal, que exige uma reabilitação bastante significativa e integral”, afirmou Bruno Ferreira à agência Lusa
O autarca do distrito de Vila Real reuniu-se na quinta-feira com a ministra da Justiça e a secretária de Estado da Justiça, em Lisboa, para dar conta das preocupações com o estado de degradação do edifício que alberga o juízo de proximidade e os serviços da conservatória do registo civil.
“O que o município fez junto da tutela foi reivindicar para que haja uma obra completa naquilo que é a reabilitação do edifício, desde o telhado até todo o interior, de modo a criar as condições não só para os serviços e os funcionários, mas também para que todas as pessoas que utilizam este serviço o possam fazer em total segurança e conforto”, explicou o autarca social-democrata.
Numa nota publicada nas redes sociais, o ministério da Justiça referiu que, durante a audiência, foi “discutido o projeto de requalificação do edifício do Palácio da Justiça de Mondim de Basto” e que a “modernização do edifício vai ser uma decisão importante para a região”, sem concretizar mais informações.
“Vimos por parte do ministério a vontade em poder colaborar para a reabilitação, sensibilizado também com o estado em que se encontra o edifício, dando nota que Mondim de Basto não é caso único e que tem, também, em mãos situações deste caráter ao longo de todo o país”, referiu Bruno Ferreira.
O autarca considerou que a tutela ficou sensibilizada com a reivindicação da Câmara de Mondim de Basto, que realçou que este “serviço público é muito importante para o concelho”.