FC Porto: Perguntas e respostas sobre o novo cartão de sócio
Porto Canal
Documento de identificação dos portistas será apresentado esta quinta-feira.
Está em marcha um processo gradual de substituição do cartão de sócio e o FC Porto acompanha todas as dúvidas e questões que possam surgir no universo azul e branco. Eis um guia prático, em constante atualização, sobre as novidades que os associados devem ter em conta.
Ver essa foto no Instagram
Quando entra em vigor o novo cartão de sócio?
Esta quinta-feira, dia 12 de setembro.
Quem tem acesso?
O novo cartão será distribuído a todos os sócios ativos do FC Porto.
O que são sócios ativos?
São sócios com menos de seis meses de quotas em atraso, de acordo com os Estatutos do Clube, à data de 1 de setembro de 2024.
Tenho mais de seis meses de quotas em atraso. Como posso ter acesso ao novo cartão?
Basta regularizar as quotas em atraso e contactar os serviços do Clube, através dos canais habituais, ou dirigir-se à Loja do Associado de segunda-feira a domingo entre as 10h00 e as 19h00.
Como posso regularizar quotas em atraso?
Através da área de sócio no Portal FC Porto, em www.fcporto.pt, na Loja do Associado ou nas FC Porto Stores.
Regularizei as minhas quotas após 1 de setembro de 2024. Também tenho direito ao novo cartão?
Sim. Todos os sócios que tenham regularizado mais de seis meses de quotas em atraso após 1 de setembro devem dirigir-se à Loja do Associado ou aos pontos de apoio em dia de jogo de modo a obterem o novo cartão.
Quanto custa o novo cartão de sócio?
Nada. O novo cartão será distribuído de forma universal e gratuita, sem qualquer custo imputável ao sócio.
Quando terei acesso ao novo cartão físico?
Os cartões físicos serão distribuídos ao longo do mês de setembro, gradualmente e por ordem de antiguidade - do associado mais antigo para o mais recente. Numa primeira fase, serão expedidos os cartões de sócio Diamante (75 anos), Ouro (50) e Prata (25). Numa segunda fase, serão expedidos os cartões dos associados filiados há menos de 25 anos.
Quando terei acesso ao novo cartão digital?
Os cartões digitais serão distribuídos a partir desta quarta-feira.
Como obtenho o novo cartão físico?
O cartão físico será expedido por via postal para a morada de cada sócio.
Como obtenho o novo cartão digital?
O novo cartão digital será enviado por e-mail para o endereço eletrónico de cada sócio e poderá ser descarregado em formato NFC na Wallet (Apple ou Google) do respetivo smartphone ou Apple Watch.
Depois de receber o novo cartão preciso de o ativar?
Não.
Quando e como posso começar a utilizar o novo cartão?
O novo cartão fica automaticamente ativo a partir do momento em que é recebido.
Ainda não recebi o novo cartão físico. Como sei se a minha morada está correta?
Fazendo login na área do sócio do Portal FC Porto, em www.fcporto.pt. O período de atualização das moradas, no âmbito do processo de expedição dos novos cartões, terminou a 30 de agosto. O novo cartão foi enviado para a morada que constava no perfil do sócio a essa data.
Não atualizei a minha morada a tempo. O que devo fazer?
Os cartões de sócio não entregues poderão ser levantados no Estádio do Dragão durante o mês de outubro nos locais indicados para o efeito e à medida que sejam devolvidos pela entidade responsável pela distribuição. Em casos de extravio ou de entrega consumada numa morada inacessível para o sócio, uma segunda via do cartão (com custos adicionais previstos) deverá ser solicitada no Estádio do Dragão durante o mês de outubro e nos locais indicados para o efeito.
Não recebi o cartão digital no e-mail. E agora?
Os serviços do FC Porto poderão ajudar. Dirija-se aos pontos de apoio especialmente dedicados ao novo cartão de sócio antes de qualquer jogo no Dragão ou contacte os canais habituais nos restantes dias.
Sou detentor de título de ingresso (Lugar Anual ou bilhete) para o próximo jogo. Como devo proceder?
Se já recebeu o novo cartão na respetiva morada ou se já o descarregou a partir do e-mail, deve trazê-lo consigo em formato físico ou digital. Se ainda não o recebeu, deve aceder ao recinto utilizando o cartão digital ou, em alternativa, o cartão antigo. Mas tenha atenção porque o cartão antigo deixará de funcionar em breve.
Até quando posso utilizar o cartão antigo?
Poderá utilizar o cartão antigo até ao momento em que receber o novo. O cartão antigo, físico e na App FC Porto, deixará de funcionar no início de outubro. Dessa data em diante, nenhum sócio poderá utilizá-lo no acesso aos recintos ou nos serviços do FC Porto.
Até quando devo contar receber o novo cartão?
Sócios Diamante (75 anos), Ouro (50) e Prata (25) devem receber o novo cartão até sexta-feira, dia 13 de setembro. Os restantes sócios, com cartão azul, devem recebê-lo até 27 de setembro. Por motivos imputáveis à entidade responsável pela distribuição, e em casos excecionais, a entrega dos cartões pode prolongar-se até 30 de setembro.
Ainda não recebi o novo cartão. O que devo fazer?
Antes de tudo, deve rever o calendário previsto para a distribuição gradual dos novos cartões. Depois, deve conferir a morada na área do sócio do Portal FC Porto, em www.fcporto.pt. Se o problema persistir até ao final de setembro, deve contactar os canais habituais ou dirigir-se à Loja do Associado.
Como acedo ao Estádio e ao Dragão Arena com o novo cartão?
O novo cartão físico e digital adota a tecnologia contactless NFC, que funciona por aproximação às antenas dos torniquetes. Terminado o processo de implementação, esta será a única tecnologia utilizada pelos sócios no acesso aos recintos desportivos do FC Porto.
Como posso usufruir das vantagens dos novos cartões nos parceiros do FC Porto?
O FC Porto preparou junto da rede de parceiros (como a Repsol) a entrada em vigor dos novos cartões. A partir de agora, os sócios poderão usufruir de benefícios junto dos parceiros do Clube através do código QR visível na frente do cartão físico e no verso do digital.
Sou detentor de Lugar Anual. Posso emprestar o novo cartão?
As regras de transmissibilidade do Lugar Anual permanecem inalteradas.
Comprei um bilhete de sócio, como posso aceder ao Estádio?
As regras de acesso aos recintos não sofrem alterações. Desde o início da época 2024/25 que todos os sócios detentores de título de ingresso devem aceder aos jogos utilizando apenas o cartão de sócio - físico ou digital.
Comprei um bilhete de público, como posso aceder ao estádio?
Os novos cartões de sócio não têm qualquer interferência com os bilhetes de público.
Solicitei uma segunda via do meu cartão físico. Preciso de atualizar o cartão digital?
Se perdeu (ou não recebeu) o novo cartão de sócio e solicitou uma segunda via, o cartão digital é atualizado automaticamente.
Continua com dúvidas? Contacte-nos através dos canais habituais. Os sócios poderão encontrar equipas de apoio prontas para os ajudar nos próximos jogos em casa.