Feira Medieval de Matosinhos arranca terça-feira com mais um dia de duração
Porto Canal/Agências
A feira medieval de Matosinhos “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, que arranca terça-feira, e este ano tem mais um dia, no total de seis, vai recriar o casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles, foi esta segunda-feira anunciado.
Este matrimónio, que deu origem à crise de 1383-1385, vai ser recriado no domingo às 16:30, dia em que encerra a feira, com um desfile de guerreiros, nobres e clérigos, referiu a autarquia, do distrito do Porto, na sua página oficial de Internet.
Além deste momento, a feira, que decorre de terça-feira a domingo em Leça do Balio, vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de assistir ao trabalho executado ao vivo por artesãos e à recriação de várias lendas, vincou.
Ao longo dos seis dias será possível encontrar no recinto as habituais tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual, assim como assistir a espetáculos de fogo, malabarismo, de aves de rapina, dança ou música.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de visitar a Igreja e o Mosteiro de Leça do Balio, reabilitado pelo arquiteto Siza Vieira.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso, conhecidos como “hospitalários”.
O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.
Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira.