Nau quinhentista em Vila do Conde com visitas gratuitas até domingo
Porto Canal/Agências
A réplica da nau quinhentista, que está fundeada no foz do rio Ave, em Vila do Conde, distrito do Porto, pode ser até este domingo visitada gratuitamente pelo público, depois de ter sido alvo de obras recuperação.
A embarcação, que é uma réplica fiel das naus portuguesas da era dos descobrimento, do século XV, esteve nos últimos seis meses a ser alvo de uma intervenção estrutural, com um custo 186 mil euros, financiada pelo programa EEA Grants, com fundos da Islândia, Liechtenstein e Noruega.
A reabertura do equipamento, depois das intervenções que garantiram conservação e durabilidade do navio para as futuras gerações,aconteceu esta quinta-feira acompanhado de uma delegação de 10 deputados do parlamento norueguês, entidades locais e dos vários parceiros do projeto.
A nau quinhentista foi construída em 2007 e desde então tornou-se um dos símbolos mais icónicos de Vila do Conde, recebendo, anualmente, a visita de 40 mil pessoas, tendo a Câmara de Vila do Conde, responsável pela embarcação, traçado como meta elevar essa fasquia para 50 mil visitantes/ano.