Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Cinfães. Três maiores incêndios estão no Norte e evoluem favoravelmente

Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Cinfães. Três maiores incêndios estão no Norte e evoluem favoravelmente
| Norte
Porto Canal / Agências

Os incêndios com mais meios de combate ocorrem na região Norte, nos concelhos de Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, e de Cinfães, distrito de Viseu, e estão a evoluir favoravelmente, disseram à Lusa fontes da proteção civil.

Fonte do Comando Sub-Regional do Ave disse que os fogos em Vieira do Minho e em Cabeceiras de Basto, ainda não estão circunscritos, mas evoluem de forma favorável.

Em Vieira do Minho as chamas, que deflagraram cerca das 15:50 de quarta-feira, estão a ser combatidas por 86 operacionais, auxiliados por 24 meios terrestres e um meio aéreo.

No concelho de Cabeceiras de Basto, à mesma hora, cerca das 08:30, o incêndio mantinha-se ativo mas sem motivar maiores preocupações, segundo a mesma fonte.

No terreno encontravam-se 49 operacionais, 12 meios terrestres e dois aéreos.

No distrito de Viseu, em Cinfães, o fogo que deflagrou numa zona de mato, às 02:25 de hoje, também está a evoluir de forma positiva, de acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa.

Para o combate a este incêndio, na freguesia de Moimenta, concelho de Cinfães, foram chamados dois meios aéreos para apoiar os 61 operacionais e 15 meios terrestres.

“Foi necessário recorrer aos meios aéreos devido às dificuldades nos acessos por via terrestres”, disse a fonte.

+ notícias: Norte

Primeiro satélite da Universidade do Minho lançado hoje para o espaço

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai lançar o seu satélite PROMETHEUS - 1, esta terça-feira, do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a partir de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. O lançamento está agendado para às 18h50.

Homem de 59 anos morre atropelado em Guimarães

Um homem de 59 anos morreu esta terça-feira atropelado por uma viatura em Briteiros Santo Estêvão, concelho de Guimarães, distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Norte após atropelamento mortal em Ovar

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada esta terça-feira às 21h42, depois de ter estado cortada devido ao atropelamento mortal de um homem por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, segundo a Infraestruturas de Portugal.