Investimento em saneamento em Barcelos retomado após 15 anos de interregno

Investimento em saneamento em Barcelos retomado após 15 anos de interregno
| Norte
Porto Canal/Agências

O investimento em saneamento no concelho de Barcelos foi retomado esta semana, após um interregno de 15 anos decorrente do contencioso judicial com a empresa concessionária daquele serviço, anunciou o município.

Em comunicado, o município do distrito de Braga refere que esta semana arrancou, na freguesia de Campo, a execução da primeira obra da rede pública de saneamento, integrada no Plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos.

A empreitada adjudicada por 140 mil euros contempla o prolongamento da rede de saneamento na Rua do Casal e EM 543, e deverá ficar concluída num prazo de 140 dias.

A extensão deste troço de rede de saneamento é de 1.246 metros, estando prevista a construção de 50 novos ramais de águas residuais, estimando-se que sejam servidos mais 150 habitantes.

Esta empreitada representa um aumento de 11% na cobertura de rede de saneamento daquela freguesia, atingindo assim os 90%.

No âmbito deste projeto, numa segunda fase serão executados mais 800 metros de rede, o que permitirá aumentar a cobertura do serviço de saneamento na freguesia de Campo para os 95%.

Esta empreitada marca o retomar das obras após 15 anos de interrupção, devido ao contencioso que a Câmara Municipal manteve com a empresa Águas de Barcelos, concessionária da água e saneamento do concelho.

Um contencioso que, acrescenta o comunicado, o atual executivo “conseguiu sanar”.

“É com enorme satisfação que assinalámos o retomar de um investimento que nunca deveria ter sido parado, muito menos 14 anos consecutivos, o que resultou num lamentável atraso no acesso das populações a este serviço tão importante para os nossos munícipes”, refere o presidente da câmara.

Citado no comunicado, Mário Constantino assegurou que “esta será a primeira de muitas mais obras na rede de saneamento, o que vai permitir que o concelho atinja melhores patamares de desenvolvimento”.

O Plano de Investimentos da Águas de Barcelos tem previstos mais 25 milhões de euros para a extensão de redes de abastecimento de água e serviço de saneamento.

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Fogo em Oliveira de Azeméis obriga a evacuar hotel por precaução

Um incêndio na zona de Oliveira de Azeméis está a ser combatido esta noite por cerca de 300 bombeiros, auxiliados com quase uma centena de veículos, tendo sido evacuado um hotel, devido ao fumo.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.