Investimento em saneamento em Barcelos retomado após 15 anos de interregno
Porto Canal/Agências
O investimento em saneamento no concelho de Barcelos foi retomado esta semana, após um interregno de 15 anos decorrente do contencioso judicial com a empresa concessionária daquele serviço, anunciou o município.
Em comunicado, o município do distrito de Braga refere que esta semana arrancou, na freguesia de Campo, a execução da primeira obra da rede pública de saneamento, integrada no Plano de investimentos da empresa Águas de Barcelos.
A empreitada adjudicada por 140 mil euros contempla o prolongamento da rede de saneamento na Rua do Casal e EM 543, e deverá ficar concluída num prazo de 140 dias.
A extensão deste troço de rede de saneamento é de 1.246 metros, estando prevista a construção de 50 novos ramais de águas residuais, estimando-se que sejam servidos mais 150 habitantes.
Esta empreitada representa um aumento de 11% na cobertura de rede de saneamento daquela freguesia, atingindo assim os 90%.
No âmbito deste projeto, numa segunda fase serão executados mais 800 metros de rede, o que permitirá aumentar a cobertura do serviço de saneamento na freguesia de Campo para os 95%.
Esta empreitada marca o retomar das obras após 15 anos de interrupção, devido ao contencioso que a Câmara Municipal manteve com a empresa Águas de Barcelos, concessionária da água e saneamento do concelho.
Um contencioso que, acrescenta o comunicado, o atual executivo “conseguiu sanar”.
“É com enorme satisfação que assinalámos o retomar de um investimento que nunca deveria ter sido parado, muito menos 14 anos consecutivos, o que resultou num lamentável atraso no acesso das populações a este serviço tão importante para os nossos munícipes”, refere o presidente da câmara.
Citado no comunicado, Mário Constantino assegurou que “esta será a primeira de muitas mais obras na rede de saneamento, o que vai permitir que o concelho atinja melhores patamares de desenvolvimento”.
O Plano de Investimentos da Águas de Barcelos tem previstos mais 25 milhões de euros para a extensão de redes de abastecimento de água e serviço de saneamento.