Câmara do Porto vai pedonalizar rua na Ribeira

Câmara do Porto vai pedonalizar rua na Ribeira
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto vai pedonalizar a rua de S. João, no Centro Histórico do Porto, na zona da Ribeira. Os trabalhos começaram esta segunda-feira com um prazo previsto de 60 dias para a execução da obra, que tem um valor de adjudicação de 82 mil euros.

A intervenção visa a “alteração superficial do arruamento”, informou esta terça-feira a autarquia, “através do nivelamento da via e do estacionamento para a cota dos passeios, por levantamento e reassentamento do pavimento em calçada de granito”.

Ao mesmo tempo arrancou também a pavimentação da rua de Santos Pousada, entre a rua da Constituição e a rua do Moreira. Esta requalificação tem por “objetivo a substituição da faixa de rodagem existente (em paralelepípedos de granito) por um novo pavimento em betão betuminoso, dotando a via de melhores condições de segurança, através da eliminação de covas, depressões e irregularidades, e minimizando o ruído provocado pela circulação de viaturas”, escreveu a Câmara no seu portal de notícias.

Está também contemplado “pequeno alargamento no passeio existente do lado poente, na zona onde irá ser executada uma passadeira sobrelevada, compreendida no troço entre a Rua do Monte Tadeu e a Travessa Anselmo Braancamp”, e vai ser ainda “criado um protótipo de estrutura de recolha e retenção de águas pluviais, estilo rain garden, de modo a permitir um aumento da reabsorção do escoamento da chuva através do solo”.

Já esta obra tem um valor de adjudicação de 500 mil euros, com um prazo de execução de 120 dias.

+ notícias: Porto

Porto pressiona Governo por reforço da PSP e quer descentralizar formação

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por unanimidade uma proposta do PSD que insta o Governo a “tomar medidas de caráter urgente” e assegurar mais efetivos e recursos para a PSP, bem como a descentralizar a formação policial.

Aguiar-Branco exclui candidatura à Câmara do Porto e recusa falar das Presidenciais

Depois de ter sido lançado como candidato por Rui Moreira, José Pedro Aguiar Branco diz que não é tempo de falar de Presidenciais.

Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos demite-se do movimento que apoia Moreira

A atual presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, demitiu-se, esta terça-feira, do Movimento independente, que apoia Rui Moreira.