Arco-íris branco, o fenómeno raro avistado em Resende

Arco-íris branco, o fenómeno raro avistado em Resende
| Norte
Porto Canal

É descrito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) como um “arco-íris primário, constituído por uma faixa branca que aparece num alvo de nevoeiro ou neblina” e foi avistado no passado domingo de manhã junto à Lagoa D. João, Panchorra, concelho de Resende.

Este fenómeno meteorológico raro difere do habitual arco-íris de várias cores por se apresentar em tons brancos, por norma com a “orla exterior vermelha e a interior azulada”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Um momento especial e singular que foi captado por Aires Ferreira, presidente da junta de freguesia de São Cipriano. Em declarações ao Jornal do Centro, o autarca falou do “fenómeno espetacular” com que se deparou na manhã de domingo.

“Eram 9h00, tínhamos ido caçar e estávamos à espera que o nevoeiro baixasse quando olhamos e vimos aquele arco-íris. Demorou cerca de 10 a 15 minutos”, contou Aires Ferreira ao jornal, realçando que avistar aquele arco-íris foi algo inédito para si e para as três pessoas que o acompanhavam.

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.

Mais de 150 operacionais combatem incêndio em Fafe que lavra há mais de 11 horas

Um incêndio em Fafe, que deflagrou às 00h21 deste domingo, está a mobilizar 166 operacionais, apoiados por 52 veículos, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.