Estudantes do ensino superior podem continuar a ficar alojados em Pousadas da Juventude

Estudantes do ensino superior podem continuar a ficar alojados em Pousadas da Juventude
| País
Porto Canal/Agências

Os estudantes do ensino superior vão continuar a poder ficar alojados em Pousadas da Juventude e o número de unidades disponíveis vai passar de 19 para 22, indica a Movijovem.

O protocolo de renovação de colaboração entre o Governo, a Movijovem e o INATEL que vai permitir ceder 673 camas das Pousadas de Juventude e 36 camas da rede do INATEL vai ser assinado na quarta-feira, refere a nota.

De acordo com a Movijovem, o programa ficará disponível em unidades de Aveiro, Abrantes, Almada, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Lisboa Centro, Lisboa Parque das Nações, Oeiras, Portimão, Portalegre, Porto, Santa Cruz, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira.

Integrado no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, este programa visa mitigar a escassez de opções habitacionais para estudantes em diversas regiões do país.

A questão do alojamento é um dos maiores problemas dos estudantes universitários deslocados, com rendas médias de 386 euros no Porto e de 480 euros em Lisboa, segundo representantes dos estudantes.

Nas contas mensais dos jovens, o alojamento representa a fatia mais pesada, segundo os resultados do Inquérito às Condições Socioeconómicas e Académicas dos Estudantes do Ensino Superior, promovido e financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

+ notícias: País

Bragança entre os seis distritos em alerta amarelo devido ao frio

Lisboa, Setúbal e Santarém estão entre os seis distritos de Portugal continental já em aviso amarelo devido ao tempo frio, anunciou na segunda-feira à noite o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Ribau Esteves defende clarificação da contiguidade urbana nos solos rústicos

O vice-presidente da associação nacional de municípios Ribau Esteves defendeu, no parlamento, que a construção em solos rústicos das reservas agrícola e ecológica deve ser clarificada na contiguidade urbana, ou os custos recairão sobre as autarquias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".