“Como mulher, é um orgulho muito grande ver o clube que acompanho desde pequena a ter finalmente raparigas a jogar”

“Como mulher, é um orgulho muito grande ver o clube que acompanho desde pequena a ter finalmente raparigas a jogar”
| Desporto
Porto Canal

Este domingo foi dia de história para o FC Porto. A equipa feminina dos Dragões realizou a primeira partida de sempre, num Estádio do Dragão que quebrou o recorde de assistência do futebol feminino em Portugal. A vitória por 9-0 sobre a União de Leiria no jogo de apresentação do plantel foi a primeira de muitas.

“Como mulher, é um orgulho muito grande ver o clube que acompanho desde pequena a ter finalmente raparigas a jogar”, relatou uma jovem ao Porto Canal nas imediações do Estádio do Dragão, antes do início da partida.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 E desde muito cedo que os portistas começaram a encher as bancadas, não só para ver o jogo em si, mas também a apresentação onde as jogadoras do primeiro plantel feminino do FC Porto se deram a conhecer à massa associativa.

A bancada Nascente foi a primeira a abrir, sendo que as seguintes só iriam ser ocupadas em caso de necessidade. Mas ainda estavam as atletas a aquecer e já estava preenchida a bancada. Seguiram-se a superior Sul, rapidamente também a superior Norte, com a Poente a acolher também muitos portistas. O resultado final foi o recorde de assistência feminino, com 31.093 espectadores para verem a estreia da equipa.

“Finalmente temos a experiência de ter mulheres a jogar pelo FC Porto. É diferente, e eu espero que corra tudo bem, que elas tenham sucesso e que o clube ganhe com isso”, disse outra mulher ao Porto Canal já sentada no Estádio do Dragão.

Com a entrada a ser livre na manhã deste domingo, foi também oportunidade de muitas famílias se deslocarem ao Dragão, com um jovem portista a dizer ao Porto Canal que “hoje é dia de ver o FC Porto feminino”.

O presidente do FC Porto disse tratar-se de um dia “absolutamente histórico para o FC Porto”. Ema Gonçalves, capitã da equipa na primeira parte devido à ausência por lesão de Cláudia Lima, disse em exclusivo ao Porto Canal que “não é fácil descrever toda esta emoção”, confessando que “ninguém estava à espera desta receção” mas que “no FC porto é mesmo assim”.
Já Matilde Vaz, a primeira mulher a marcar um golo pela equipa feminino dos Dragões, disse que foi “um sonho tornado realidade”. “Marquei e o estádio a torcer por mim.. não tenho palavras, foi fabuloso”.

Já Cláudia Lima, que apesar da lesão ainda entrou a poucos segundos do fim para grande ovação do público, disse também estar “sem palavras” e que o FC Porto tem “realmente os melhores adeptos do mundo”.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”

A renovação de contrato de Francesco Farioli “é a retribuição pelo bom trabalho desenvolvido até agora” e “uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”. À margem do 120.º aniversário da Livraria Lello, André Villas-Boas afirmou que o desempenho do técnico italiano “tem sido notável, assim como o relacionamento com a equipa, com o Clube e com a cidade” e mostrou-se “muito satisfeito” com a prolongação do vínculo, uma decisão tomada para “transmitir confiança” e com o objetivo de “conquistar títulos”.

Francesco Farioli: “O nosso compromisso é dar tudo pela família portista”

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.