“Como mulher, é um orgulho muito grande ver o clube que acompanho desde pequena a ter finalmente raparigas a jogar”
Porto Canal
Este domingo foi dia de história para o FC Porto. A equipa feminina dos Dragões realizou a primeira partida de sempre, num Estádio do Dragão que quebrou o recorde de assistência do futebol feminino em Portugal. A vitória por 9-0 sobre a União de Leiria no jogo de apresentação do plantel foi a primeira de muitas.
“Como mulher, é um orgulho muito grande ver o clube que acompanho desde pequena a ter finalmente raparigas a jogar”, relatou uma jovem ao Porto Canal nas imediações do Estádio do Dragão, antes do início da partida.
Ver esta publicação no Instagram
E desde muito cedo que os portistas começaram a encher as bancadas, não só para ver o jogo em si, mas também a apresentação onde as jogadoras do primeiro plantel feminino do FC Porto se deram a conhecer à massa associativa.
A bancada Nascente foi a primeira a abrir, sendo que as seguintes só iriam ser ocupadas em caso de necessidade. Mas ainda estavam as atletas a aquecer e já estava preenchida a bancada. Seguiram-se a superior Sul, rapidamente também a superior Norte, com a Poente a acolher também muitos portistas. O resultado final foi o recorde de assistência feminino, com 31.093 espectadores para verem a estreia da equipa.
“Finalmente temos a experiência de ter mulheres a jogar pelo FC Porto. É diferente, e eu espero que corra tudo bem, que elas tenham sucesso e que o clube ganhe com isso”, disse outra mulher ao Porto Canal já sentada no Estádio do Dragão.
Com a entrada a ser livre na manhã deste domingo, foi também oportunidade de muitas famílias se deslocarem ao Dragão, com um jovem portista a dizer ao Porto Canal que “hoje é dia de ver o FC Porto feminino”.
O presidente do FC Porto disse tratar-se de um dia “absolutamente histórico para o FC Porto”. Ema Gonçalves, capitã da equipa na primeira parte devido à ausência por lesão de Cláudia Lima, disse em exclusivo ao Porto Canal que “não é fácil descrever toda esta emoção”, confessando que “ninguém estava à espera desta receção” mas que “no FC porto é mesmo assim”.
Já Matilde Vaz, a primeira mulher a marcar um golo pela equipa feminino dos Dragões, disse que foi “um sonho tornado realidade”. “Marquei e o estádio a torcer por mim.. não tenho palavras, foi fabuloso”.
Já Cláudia Lima, que apesar da lesão ainda entrou a poucos segundos do fim para grande ovação do público, disse também estar “sem palavras” e que o FC Porto tem “realmente os melhores adeptos do mundo”.