FC Porto (Feminino): A primeira de muitas. Crónica de jogo

FC Porto (Feminino): A primeira de muitas. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A estreia no Estádio do Dragão não poderia ter corrido melhor à equipa feminina de futebol que, perante a maior assistência alguma vez vista num jogo da categoria em Portugal, goleou a União de Leiria por 9-0.

O clube lançou o repto e os portistas não desiludiram. A primeira bancada a abrir e a esgotar foi a Nascente. A multidão continuou a chegar e preencheu a Superior Sul, a Superior Norte e depois a Poente. 31.093 adeptos apoiaram as azuis e brancas num dia “absolutamente histórico para o FC Porto”, afirmou André Villas-Boas antes do apito inicial.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Bastou um minuto de jogo para o placar começar a funcionar. Adriana Semedo arrancou à direita e cruzou para o coração da área, onde um desvio levou a bola até Matilde Vaz. O remate enrolado da média foi ao encontro de Joana Neves, que voltou a colocar em zona central para a camisola 16, à segunda, colocar no fundo das redes para regozijo geral.

Adriana Semedo esteve perto de marcar aos sete minutos, mas foi Verónica Khudyakova quem assinou o segundo da manhã. Após uma jogada que contou com a envolvência de todos os elementos mais ofensivos da equipa, a ponta de lança permitiu uma defesa da guarda-redes para canto. Na bola parada, desviou de forma certeira ao primeiro poste (15m).

Joana Neves festejou por breves momentos o 3-0 aos 18, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. A multidão teve de esperar até à meia-hora para voltar a saltar da cadeira: Catarina Pereira foi derrubada dentro da área e, de grande penalidade, enganou Vânia Campos com muita tranquilidade.

Aos 36, foi a vez de Inês Oliveira realizar mais um sonho. A camisola 17, que durante a semana havia colocado nas redes sociais uma fotografia da primeira ida ao Dragão enquanto adepta com a descrição “10 anos depois, é real”, recebeu em profundidade de Ema Gonçalves, tirou a guardiã do caminho e rematou para a baliza deserta. Antes do intervalo, houve ainda tempo para Verónica Khudyakova picar a bola sobre a guarda-redes para o bis na partida (5-0).

Daniel Chaves trocou sete peças ao intervalo e colou em campo Sofia Bernardo (guarda-redes), Mariana Queirós (central), Marta Rodrigues (central), Ana Beatriz (defesa esquerda), Renata Correia (média) - que apenas demorou quatro minutos a fazer o gosto ao pé com um remate colocado que entrou junto ao canto superior mais distante (6-0) -, Inês Valente (média ofensiva) e Lara Gabriel (extrema direita).

Rita Martins (defesa direita) e Carolina Brito (avançada) entraram aos 59 minutos e apenas tiveram de esperar uns segundos para festejarem com Lara Gabriel o sétimo da partida. Margarida Ferreira (guarda-redes) e Carolina Aroso (média) foram lançadas aos 80, ainda a tempo de desfrutarem do apoio inesgotável do Mar Azul e de verem Carolina Brito a colocar um remate junto ao poste mais distante (8-0 aos 88m) e Carolina Aroso a marcar do “meio da rua” (9-0, 89m). Já com o resultado final selado, entrou em campo ovacionada pelo público Cláudia Lima, a capitã de equipa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Desporto

Victor Iturriza: “Queremos demonstrar a qualidade do nosso trabalho”

A fase de grupos da Liga Europeia de andebol encerra esta terça-feira às 19h45 no Dragão Arena (Porto Canal). Já com o apuramento e o segundo lugar do Grupo F garantidos, o FC Porto recebe o quarto classificado Valur num embate da sexta jornada que “não retira o peso da responsabilidade” a Victor Iturriza e companhia. Decidido a “fazer um bom jogo” contra “uma equipa que nunca atira a toalha ao chão”, o pivô luso-cubano pretende “dar uma boa réplica” para “dedicar a vitória aos adeptos”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Midtjylland

Já estão disponíveis os bilhetes para o duelo entre o FC Porto e o Midtjylland, marcado para as 20h00 do dia 12 de dezembro, uma quinta-feira, no Estádio do Dragão (Sport TV5).

FC Porto (Andebol): Grupos fechados com chave de ouro. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto recebeu e venceu o Valur, por 37-29, na sexta e derradeira ronda da fase de grupos da Liga Europeia. Já com o apuramento para a main round garantido, os portistas corrigiram o empate de há um mês na Islândia, diante deste mesmo adversário, e terminaram o Grupo F com sete pontos, menos três do que o Melsungen e mais dois do que o Vardar.