FC Porto (Feminino): A primeira de muitas. Crónica de jogo

FC Porto (Feminino): A primeira de muitas. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A estreia no Estádio do Dragão não poderia ter corrido melhor à equipa feminina de futebol que, perante a maior assistência alguma vez vista num jogo da categoria em Portugal, goleou a União de Leiria por 9-0.

O clube lançou o repto e os portistas não desiludiram. A primeira bancada a abrir e a esgotar foi a Nascente. A multidão continuou a chegar e preencheu a Superior Sul, a Superior Norte e depois a Poente. 31.093 adeptos apoiaram as azuis e brancas num dia “absolutamente histórico para o FC Porto”, afirmou André Villas-Boas antes do apito inicial.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Bastou um minuto de jogo para o placar começar a funcionar. Adriana Semedo arrancou à direita e cruzou para o coração da área, onde um desvio levou a bola até Matilde Vaz. O remate enrolado da média foi ao encontro de Joana Neves, que voltou a colocar em zona central para a camisola 16, à segunda, colocar no fundo das redes para regozijo geral.

Adriana Semedo esteve perto de marcar aos sete minutos, mas foi Verónica Khudyakova quem assinou o segundo da manhã. Após uma jogada que contou com a envolvência de todos os elementos mais ofensivos da equipa, a ponta de lança permitiu uma defesa da guarda-redes para canto. Na bola parada, desviou de forma certeira ao primeiro poste (15m).

Joana Neves festejou por breves momentos o 3-0 aos 18, mas o golo foi invalidado por fora de jogo. A multidão teve de esperar até à meia-hora para voltar a saltar da cadeira: Catarina Pereira foi derrubada dentro da área e, de grande penalidade, enganou Vânia Campos com muita tranquilidade.

Aos 36, foi a vez de Inês Oliveira realizar mais um sonho. A camisola 17, que durante a semana havia colocado nas redes sociais uma fotografia da primeira ida ao Dragão enquanto adepta com a descrição “10 anos depois, é real”, recebeu em profundidade de Ema Gonçalves, tirou a guardiã do caminho e rematou para a baliza deserta. Antes do intervalo, houve ainda tempo para Verónica Khudyakova picar a bola sobre a guarda-redes para o bis na partida (5-0).

Daniel Chaves trocou sete peças ao intervalo e colou em campo Sofia Bernardo (guarda-redes), Mariana Queirós (central), Marta Rodrigues (central), Ana Beatriz (defesa esquerda), Renata Correia (média) - que apenas demorou quatro minutos a fazer o gosto ao pé com um remate colocado que entrou junto ao canto superior mais distante (6-0) -, Inês Valente (média ofensiva) e Lara Gabriel (extrema direita).

Rita Martins (defesa direita) e Carolina Brito (avançada) entraram aos 59 minutos e apenas tiveram de esperar uns segundos para festejarem com Lara Gabriel o sétimo da partida. Margarida Ferreira (guarda-redes) e Carolina Aroso (média) foram lançadas aos 80, ainda a tempo de desfrutarem do apoio inesgotável do Mar Azul e de verem Carolina Brito a colocar um remate junto ao poste mais distante (8-0 aos 88m) e Carolina Aroso a marcar do “meio da rua” (9-0, 89m). Já com o resultado final selado, entrou em campo ovacionada pelo público Cláudia Lima, a capitã de equipa.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”

A renovação de contrato de Francesco Farioli “é a retribuição pelo bom trabalho desenvolvido até agora” e “uma força extra para a continuação da união em torno do FC Porto”. À margem do 120.º aniversário da Livraria Lello, André Villas-Boas afirmou que o desempenho do técnico italiano “tem sido notável, assim como o relacionamento com a equipa, com o Clube e com a cidade” e mostrou-se “muito satisfeito” com a prolongação do vínculo, uma decisão tomada para “transmitir confiança” e com o objetivo de “conquistar títulos”.

Francesco Farioli: “O nosso compromisso é dar tudo pela família portista”

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

FC Porto: Informações aos adeptos para o Clássico

O FC Porto recebe o Benfica esta quarta-feira (20h45), em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Os bilhetes estão esgotados há alguns dias, pelo que se antevê uma noite de grandes emoções no Estádio do Dragão.