"Grande marcha pela remigração" juntou cerca de 30 nacionalistas

"Grande marcha pela remigração" juntou cerca de 30 nacionalistas
| País
Porto Canal / Agências

A “grande marcha pela remigração” prometida para este sábado pelo movimento nacionalista Reconquista acabou por juntar cerca de 30 pessoas que desfilaram entre o Parque Eduardo VII e a Assembleia da República, em Lisboa, sob olhar atento da polícia.

Um forte aparato policial, com polícias e carrinhas da Unidade Especial de Polícia e elementos das Equipas de Intervenção Rápida da PSP, acompanhou as cerca de 30 pessoas que desfilaram pelo centro de Lisboa para pedir o regresso aos países de origem dos imigrantes que vivem em Portugal.

Para os organizadores da marcha, o movimento Reconquista, que se classifica como "político nacionalista e tradicionalista português", “a única solução” para “restaurar a prosperidade e sobrevivência do povo português” passa por “fechar as fronteiras” e pelo regresso dos imigrantes aos países de origem.

“Remigração é a solução” e “fechem as portas e as fronteiras” foram as palavras mais ouvidas pelos manifestantes que vestiam camisolas brancas e empunhavam bandeiras com o símbolo da reconquista (uma cruz).

No início da manifestação, o líder do movimento, Afonso Gonçalves, avisou os participantes das regras que deviam obedecer para fazerem parte da iniciativa, nomeadamente não dar entrevistas aos jornalistas sem consentimento, não responder a provocações e respeitar a polícia.

A iniciativa decorreu sem incidentes, mas os jornalistas que estavam a cobrir a manifestação foram vaiados pelos manifestantes, num apelo feito pelo líder do movimento.

+ notícias: País

PCP quer licenças de parentalidade de 201 dias após o nascimento do bebé

O PCP anunciou este sábado que tem um projeto para alargar as licenças de maternidade e paternidade depois do nascimento do bebé para 210 dias (7 meses e 10 dias), partilháveis entre ambos, pagas a 100%.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.