FC Porto B: André Castro é o novo capitão

FC Porto B: André Castro é o novo capitão
| Desporto
Porto Canal

André Castro está de regresso à casa que o formou, onde se estreou como sénior e ganhou seis troféus. O médio de 36 anos - o sexto reforço da equipa B após os ingressos de Kaio Henrique, Domingos Andrade, Felipe Silva, Brayan Caicedo e Ángel Alarcón - assinou um contrato válido por uma temporada, será o capitão dos "bês" em 2024/25 e vai dar continuidade ao legado da camisola 2, utilizada por lendas que também envergaram a braçadeira como Jorge Costa e João Pinto.

O portista que já tinha o nome de família ligado à história azul e branca - o bisavô, Francisco Castro, pertenceu à primeira equipa campeã nacional em 1934/35 - deu os primeiros passos futebolísticos no Gondomar antes de ingressar nas escolinhas azuis e brancas no início do século, com apenas 12 anos.

Fez por merecer minutos em todos os escalões jovens do clube e concretizou o sonho de debutar como sénior pela equipa principal a 2 de fevereiro de 2008. Estavam decorridos 79 minutos da 18.ª jornada, no Estádio do Dragão quando Jesualdo Ferreira lançou o jovem de apenas 19 anos para ajudar a garantir um triunfo por 4-0 frente à União de Leiria. Nesse ano, realizou três jogos ao mais alto nível e sagrou-se campeão nacional.

Seguiram-se dois anos de empréstimo à Olhanense com mais troféus à mistura. Aos 35 jogos e dois golos que valeram a conquista da segunda liga, sucederam-se mais 29 partidas e seis remates certeiros. O regresso à Invicta durou apenas meio ano, mas foi profícuo: participou nas conquistas do campeonato, da Taça de Portugal e da Liga Europa em 2010/11 e ainda envergou a braçadeira dos Dragões antes de ser cedido ao Sporting de Gijón no mercado de Inverno.

Por Espanha ficou até 2012, ano em que Vítor Pereira o convidou a voltar a vestir o equipamento preferido. Atuou em 25 ocasiões, marcou o único golo de Dragão ao peito e fez três assistências, o contributo necessário para acrescentar uma Supertaça e mais um campeonato ao palmarés.

Sete anos na Turquia, quatro deles no Kasimpasa e três no Goztepe, moldaram a carreira do médio que voltou ao país natal para representar o SC Braga, em 2020. Venceu a Taça de Portugal no final dessa primeira temporada e permaneceu na Pedreira até janeiro deste ano. A experiência na primeira liga ganhou mais um capítulo com as cores do Moreirense, o último antes deste regresso às origens.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Galeno coloca os "azuis e brancos" na frente do marcador

O primeiro golo dos "azuis e brancos", na partida desta quinta-feira frente ao Anderlecht, foi apontado aos 24 minutos de jogo por Galeno, por grande penalidade.

FC Porto: Empate a dois em Bruxelas. Crónica de jogo

O FC Porto esteve em vantagem em duas ocasiões em Bruxelas, mas o Anderlecht conseguiu responder e o desfecho final ditou um ponto para cada conjunto (2-2). Galeno e Fábio Vieira marcaram para os Dragões, que passam a somar cinco pontos na Liga Europa.

FC Porto (Hóquei em Patins): Estreia a vencer na Liga dos Campeões. Crónica de jogo

Ao triunfo no clássico, relativo ao campeonato, seguiu-se a estreia a vencer na Liga dos Campeões para a equipa de hóquei em patins. Rafa, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves foram os autores dos principais momentos da noite em França, diante do Saint-Omer (3-2).