FC Porto: Condicionantes do sorteio da Liga Europa

FC Porto: Condicionantes do sorteio da Liga Europa
| Desporto
Porto Canal

O pontapé de saída da Liga Europa 2024/25 será dado esta sexta-feira no Fórum Grimaldi, em Monte Carlo, palco dos sorteios das competições europeias. A partir do meio-dia, os emblemas participantes ficarão a conhecer os adversários nas oito rondas que terão lugar entre 25 de setembro e 30 de janeiro. A emissão especial do Porto Canal arranca às 11h30.

Tal como a Liga dos Campeões, a Liga Europa também adota um renovado modelo competitivo no qual 36 clubes disputam uma fase de liga com oito jornadas: quatro em casa e quatro fora.

Os participantes estão distribuídos por quatro potes com base no coeficiente individual e o o FC Porto é um dos nove cabeças de série.

O novo sistema do sorteio é híbrido: uma equipa do pote 1 é sorteada manualmente e os respetivos adversários são depois escolhidos de forma aleatória por um software específico, que sorteia automaticamente oito oponentes - dois de cada pote.

O sistema informático também decide aleatoriamente quais os jogos que a equipa realizará na condição de visitada e como visitante, sendo certo que os clubes farão quatro jogos em casa e quatro fora contra oito adversários dos quatro potes.

O software segue um conjunto de regras pré-definidas, garantindo que as equipas não defrontam adversários do próprio país e que jogam contra um máximo de dois representantes de qualquer outra federação.

Os oito primeiros classificados da fase de liga qualificam-se diretamente para as rondas a eliminar, enquanto os 16 clubes que terminem entre o nono e o 24.º lugar jogam um play-off a duas mãos para garantirem as restantes vagas nos oitavos de final. Os 12 últimos classificados são eliminados das provas europeias.

Os 36 participantes na Liga Europa 2024/25

Pote 1:
AS Roma (Itália)
Manchester United (Inglaterra)
FC PORTO
Ajax (Países Baixos)
Rangers (Escócia)
Eintracht Frankfurt (Alemanha)
Lazio (Itália)
Tottenham (Inglaterra)
Slavia Praga (Chéquia)

Pote 2:
Real Sociedad (Espanha)
AZ Alkmaar (Países Baixos)
SC Braga (Portugal)
Olympiacos (Grécia)
Lyon (França)
PAOK (Grécia)
Fenerbahçe (Turquia)
Maccabi Tel-Aviv (Israel)
Ferencváros (Hungria)

Pote 3:
Qarabağ (Azerbaijão)
Galatasaray (Turquia)
Viktoria Plzeň (Chéquia)
Bodø/Glimt (Noruega)
Union SG (Bélgica)
Dinamo Kiev (Ucrânia)
Ludogorets (Bulgária)
Midtjylland (Dinamarca)
Malmö (Suécia)

Pote 4:
Athletic Club (Espanha)
Hoffenheim (Alemanha)
Nice (França)
Anderlecht (Bélgica)
Twente (Países Baixos)
Besiktas (Turquia)
FK RFS (Letónia)
Steaua Bucareste (Roménia)
Elfsborg (Suécia)

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".