FC Porto: Fábio Vieira regressa a casa

FC Porto: Fábio Vieira regressa a casa
| Desporto
Porto Canal

Fábio Vieira é a terceira novidade do plantel portista para 2024/25. Aos 24 anos, dois anos depois de ter saído para Inglaterra, o médio ofensivo formado no FC Porto regressa ao clube do coração cedido pelo Arsenal até ao final da temporada.

O FC Porto poderá pagar ao Arsenal uma taxa de empréstimo variável em função do número de participações do atleta nas diversas competições que o clube disputar. Adicionalmente, em caso de atingimento de objetivos coletivos e individuais, poderá ser paga uma remuneração variável ao Arsenal até 700.000 euros. A duração do empréstimo do atleta contempla a sua participação no Mundial de Clubes a realizar nos Estados Unidos da América nos meses de junho e julho de 2025.

Nascido no início do milénio em Argoncilhe, freguesia do município de Santa Maria da Feira, o esquerdino começou a jogar no clube da terra “com cinco ou seis anos”, aos sete deu nas vistas ao serviço do Feirense no Mundialito do Algarve e aos oito, apesar de ter recebido convites de emblemas rivais, ingressou nas escolas dos Dragões.

Atuou na Dragon Force, no Padroense e foi subindo de escalão até chegar aos juniores, ao serviço dos quais se sagrou campeão português e europeu juntamente com Diogo Costa, João Mário, Romário Baró ou Gonçalo Borges, entre tantos outros craques que entretanto rumaram a novas paragens. Foi da autoria de Fábio Vieira o primeiro golo na final contra o Chelsea.

A partir daí passou a integrar a equipa B e a desconcertar os adversários que ia encontrando pela frente na Segunda Liga. Deu tanto nas vistas que acabou chamado ao plantel principal e a debutar no Dia de Portugal de 2020, em pleno Estádio do Dragão, numa vitória contra o Marítimo. Em julho estreou-se a faturar, em Tondela, ergueu o tão desejado título nacional e juntou-lhe a Taça de Portugal no mês seguinte.

Se 2020/21 lhe faltaram oportunidades e protagonizou uma campanha mais discreta, em 2021/22 teve uma prestação memorável: nos 39 jogos em que participou, o craque made in Olival assinou sete remates certeiros, fez dois hat-tricks de assistências, terminou a temporada com 16 passes para golo em apenas 2.004 minutos e festejou o campeonato na Luz com recorde de pontos.

O Arsenal gostou do que viu, recrutou o jovem entretanto distinguido como o Melhor Jogador do Euro sub-21 e levou-o para Londres a troco de 35 milhões de euros. A primeira época no estrangeiro deixou água na boca aos adeptos britânicos, que viram o canhoto participar em oito golos em menos de 16 jogos completos, e em 2023/24 o internacional jovem português caiu no goto dos “gunners” ao converter o penálti que valeu a conquista da Supertaça frente ao Manchester City.

De volta à casa de partida, Fábio Vieira junta-se a Samu Omorodion e Deniz Gül no leque de reforços às ordens de Vítor Bruno.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Nova semana, a mesma dose. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto somou o quarto triunfo consecutivo, o segundo na Liga Europeia, e distanciou-se do principal perseguidor no Grupo F da competição continental. Sete dias depois da vitória por 26-22 em Skopje, os Dragões venceram novamente o HC Vardar, desta feita por 37-24, e passaram a somar cinco pontos, mais dois do que o adversário desta terça-feira e menos três do que o líder Melsungen.

Magnus Andersson: “Jogámos bem e queremos continuar assim”

Magnus Andersson elogiou a prestação dos atletas após a vitória sobre o HC Vardar (37-24).

FC Porto: Dragão abre portas à seleção feminina

Portugal-Chéquia, de qualificação para o Euro 2025, joga-se dia 29 de novembro no Estádio do Dragão.